Centro de Estudos de História Religiosa
Pagina Inicial
Início | Voltar | Imprimir

História

O Centro de Estudos de História Religiosa (CEHR) deu formalmente início às suas atividades a 26 de fevereiro de 1988, ainda sob a denominação de Centro de Estudos de História Eclesiástica, o qual havia sido fundado em 1956 por nomes prestigiados da História da Igreja em Portugal como, entre outros, Mons. Miguel de Oliveira, Prof. Avelino de Jesus da Costa e Prof. Isaías da Rosa Pereira, e integrado cientificamente, a 1 de dezembro de 1984, na Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa, ao abrigo de Protocolo firmado com esta Universidade.

O relançamento do Centro conheceu um forte impulso com a integração de novos membros, nomeadamente professores dos três núcleos da Faculdade de Teologia (Lisboa, Porto e Braga), o que resultou, ainda a 26 de Fevereiro de 1988, na eleição de uma nova Direção do Centro.

O processo que conduziu à alteração do nome do Centro, desencadeado em fevereiro de 1989 e concluído em Junho com a homologação da decisão pelo Magno Chanceler da UCP merece memória, pois é significativo do empenho renovador que o projeto assumiu desde o início, ao eleger como seus objetivos principais a realização e promoção do estudo da História da Igreja dentro do quadro mais vasto de análise do religioso na história social de Portugal. Pretendia-se, assim, contribuir para o aprofundamento da reflexão sobre o papel da Religião na estruturação da sociedade portuguesa.

Entre os projetos de referência promovidos por Centro, e que permitiram mobilizar e agregar mais investigadores destacam-se: o projeto editorial que resultou na publicação da História Religiosa em Portugal e do Dicionário de História Religiosa em Portugal (edições do Círculo de Leitores entre 2000 e 2002); o projeto Fasti Ecclesiae Portugaliae (2002-2006); e o projeto Portugaliae Monumenta Misericordiarum (2002-    ).

Confirmando o rigor e a qualidade do trabalho realizado pelo Centro, este tornou-se, desde 2003, uma das Unidades de Investigação em História avaliadas e financiadas pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

Em 2011 o CEHR passou a ter uma presença regular e formal no Centro Regional do Porto da Universidade Católica. Esta presença enquadra-se no âmbito do núcleo da Faculdade de Teologia daquele Centro Regional da UCP, e tem por objetivo apoiar diretamente as atividades que o CEHR desenvolve no Porto e na região Norte.
Mais informações sobre o CEHR - Porto. 

       

Apresentação Institucional 


Relatórios de Atividades

O conjunto de atividades realizadas pelo Centro estão referenciadas nos relatórios anualmente publicados na revista Lusitania Sacra, bem como neste sítio.

O Centro foi, até à data, dirigido pelos seguintes investigadores:


Topo
Logotipo Acessibilidades

Centro de Estudos de História Religiosa
Tel.: (+351) 217 214 130
E-mail: cehr@ft.lisboa.ucp.pt
Web: www.cehr.ft.lisboa.ucp.pt

Universidade Católica Portuguesa > Lisboa > Porto > Braga > Viseu
Página Inicial