Centro de Estudos de História Religiosa
Pagina Inicial
Início | Voltar | Imprimir

Plano estratégico

O CEHR tem vindo a constituir-se, de forma progressiva e consistente, como um grande ponto de referência no domínio dos estudos sobre história religiosa em Portugal e no âmbito alargado da lusofonia e espaços culturais afins. Nesse sentido assume uma vocação de project leader em Portugal, através de um trabalho colaborativo com outras unidades de investigação no país e no estrangeiro.

O seu conceito de história religiosa é fundado no postulado da historicidade da própria noção de religião, do seu espaço social e das suas valências. Inscrito no campo das ciências sociais e humanas, a sua investigação visa contribuir para a compreensão das sociedades, das suas dinâmicas e dos seus agentes. Privilegia o estudo da história religiosa no espaço geográfico relacionado com a construção da identidade portuguesa, abrangendo a Europa, América Latina, África e Ásia. A investigação é desenvolvida desde o mundo antigo até à contemporaneidade e os objetos são construídos numa ótica trans-epocal.

A sua abordagem da história é realizada de acordo com três linhas teórico-metodológicas: poder, movimentos e instituições; formas de vida religiosa, identidades e pertenças; memória, mediação e materialidades do religioso. Oito Grupos de trabalho dão corpo à dinâmica de investigação: “Dimensões Sociais e Institucionais das Religiões no Mundo Antigo”; “Ordens Religiosas na Sociedade”; “Género e Formas de Vida Religiosa”; “Expansão Religiosa: Civilizações e Culturas”; “Diversificação Religiosa: Teologia e Sociabilidades”; “Lideranças e Universos Religiosos”; “Modernidade e Religião”; “Arquivos e Memória”.

Para o período 2018-2022, o CEHR definiu seis objetivos estratégicos: contribuir para o aprofundamento do estudo do lugar da religião nas sociedades na perspetiva da história global; consolidar o trabalho realizado no campo da história religiosa em Portugal; participar no desenvolvimento da formação pós-graduada no seu âmbito de especialização; promover a contratação de jovens investigadores; colaborar no reforço da internacionalização da investigação realizada; e desenvolver uma política ativa de disseminação de dados e resultados, nomeadamente através do uso de novas tecnologias.

Para a sua concretização, o Plano de atividades do CEHR prevê as seguintes iniciativas: 1) organização de 3 encontros científicos internacionais, com temas e problemáticas transversais (2018, Arquivos, história e memória social; 2020, Modernidade e dinâmicas transnacionais do religioso; 2022, Mediações e materializações do religioso); 2) desenvolvimento de projetos de investigação sobre vários temas, alguns já em fase de execução, outros em fase de planificação e contratualização; 3) realização de três seminários permanentes (Seminário de História Religiosa Moderna, Seminário de História Religiosa Contemporânea e Seminário de História Religiosa – Porto), em parceria com outras unidades de distintas zonas do país e diferentes modos de cooperação com organizações da sociedade civil; 4) participação direta em três programas de doutoramento (PIUDHist- Programa Interuniversitário de Doutoramento em História: Mudança e Continuidade num Mundo Global, Doutoramento em História e Cultura das Religiões, Doutoramento em Estudos de Religião), em colaboração com outras unidades e com diferentes universidades públicas; 5) realização de concurso anual para atribuição de bolsas de doutoramento e orientação de estudantes de doutoramento; 6) organização de programa de acolhimento de pós-doutoramentos de formandos internacionais; 7) intensificação da participação em redes internacionais de investigadores, e prossecução da parceria com a Universidade de S. José (Macau); 8) a contratação de 5 investigadores com PhD, 1 dos quais ao abrigo do regime transitório criado pela FCT; 9) implementação da politica de acesso aberto e intensificação do desenvolvimento de plataformas digitais próprias.

O Plano de Atividades integra também 4 Programas de trabalho colaborativo: (1) ENCICLOPÉDIA DE HISTÓRIA RELIGIOSA EM PORTUGAL (ON LINE); (2) HISTÓRIA DAS DIOCESES PORTUGUESAS; (3) REDE DAS ORDENS RELIGIOSAS; (4) REDE DE ARQUIVOS DE INSTITUIÇÕES RELIGIOSAS. O primeiro programa visa um output de larga difusão, abrangendo o religioso nas suas diferentes formas e processos identitários (judaísmo, cristianismo, islão e outras religiões e sensibilidades religiosas), com conteúdos em diversas línguas e elevado potencial de expansão e de atualização no panorama historiográfico internacional. A História das Dioceses Portuguesas pretende dar origem a uma história institucional de referência sobre as dioceses católicas de Portugal; na perspetiva da longa duração, centra-se em formas de organização que, até 1911, foram estruturas do Estado, abrangendo territórios que estiveram sob administração portuguesa nos diferentes continentes. A Rede das Ordens Religiosas visa o incremento do estudo das formas institucionais e identitárias, tendo por foco as Ordens e Congregações Religiosas em Portugal, no seu processo histórico para a modernidade. A Rede de Arquivos de Instituições Religiosas pretende valorizar o património documental, qualificar agentes e promover a reflexão crítica sobre os mecanismos de construção e salvaguarda da memória social, em diálogo com a comunidade científica e cultural.

Como parte da sua estratégia científica global, o CEHR assume o seu papel institucional nas seguintes dinâmicas de trabalho: edição de LUSITANIA SACRA, uma revista internacional de história religiosa, com revisão por pares, referenciada no Scopus; melhoramento do PORTAL DE HISTÓRIA RELIGIOSA, a par da continuidade das suas três coleções editoriais em papel e com acesso on line; e continuidade de PAPIR, uma plataforma de arquivos pessoais e de instituições, em colaboração com outras instituições. Uma NEWSLETTER mensal continuará a ser publicada.
Para a execução deste Plano de atividades, a Unidade dispõe de uma organização consolidada e de uma estrutura de governo estatutariamente fixada.


Topo
Logotipo Acessibilidades

Centro de Estudos de História Religiosa
Tel.: (+351) 217 214 130
E-mail: cehr@ft.lisboa.ucp.pt
Web: www.cehr.ft.lisboa.ucp.pt

Universidade Católica Portuguesa > Lisboa > Porto > Braga > Viseu
Página Inicial