Centro de Estudos de História Religiosa
Pagina Inicial
Início | Voltar | Imprimir

Cooperação

Cooperação de âmbito nacional


Descrição: Cooperação com o Instituto PAEHI – Associação para Estudos Históricos Interdisciplinares, considerando a convergência de interesses no que se refere à promoção da investigação no campo científico da História e à formação de jovens investigadores e com objetivos de: intercâmbio recíproco de informações, documentação e edições; coorganização de encontros científicos e ações de formação cuja natureza corresponda a interesses comuns; e acolhimento de estágios de formação no CEHR por parte de jovens investigadores do Instituto PAEHI.

Instituição cooperante: PAEHI – Associação para Estudos Históricos Interdisciplinares
Data de início: 29 de setembro de 2012
Ver Protocolo de Cooperação pdf


Descrição: Colaboração no projeto “Biblioteca online de referências de historiografia medievalística portuguesa” que, na sequência da publicação da obra The Historiography of Medieval Portugal (c.1950-2010), pretendeu constituir uma Base de Dados que reunisse as referências bibliográficas da historiografia nacional e estrangeira sobre Portugal medieval dos últimos 60 anos, tendo tido como objetivo principal tornar esse acervo digital acessível online, de forma livre, a todos os utilizadores registados.

Instituições cooperantes: Instituto de Estudos Medievais da Universidade Nova de Lisboa (coordenação); Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical da Universidade Nova de Lisboa; Centro de Linguística da Universidade de Lisboa; Centro de Investigação Transdisciplinar «Cultura, Espaço e Memória» da Universidade do Porto e da Universidade do Minho; Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora; Instituto de Filosofia da Universidade do Porto; Centro de História da Sociedade e da Cultura da Universidade de Coimbra; Centro de Estudos Clássicos da Universidade de Lisboa.
Data de início e conclusão: de 1 de março de 2012 a 30 de junho de 2012


Descrição: participação na Rede de História Contemporânea, criada para promover o aprofundamento de estudos e cooperação na promoção, realização e divulgação de atividades no campo da História Contemporânea no contexto nacional e internacional.

Instituições cooperantes: Centro de Estudos de História Contemporânea Portuguesa (CEHC); Centro de Estudos de História e Filosofia da Ciência (CEHFCi); Centro de Estudos de História Religiosa (CEHR); Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS20); Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória (CITCEM); Gabinete de História Económica e Social (GHES); Instituto de História Contemporânea (IHC).
Data de início: 2012
Ver Acordo de Colaboração pdf


Descrição:

Cooperação com a Associação de Professores de História, considerando o mútuo interesse na investigação e ensino da História de Portugal e Mundial e com objetivos de intercâmbio recíproco de informações, documentação e edições e de co-organização de encontros científicos e ações de formação cuja natureza corresponda a interesses comuns.

Instituição cooperante: Associação de Professores de História
Data de início: 1 de março de 2012
Ver Protocolo de Cooperação pdf

Descrição: Colaboração com vista à digitalização, consulta em linha e difusão pública de jornais e revistas com interesse para a história religiosa. Está acordada a digitalização do jornal Encontro, editada pela Juventude Universitária Católica.

Instituição cooperante: Hemeroteca Municipal de Lisboa
Data de início: outubro de 2011



Descrição: Protocolo para acolhimento na UCP de estagiários de alunos do curso de Mestrado em Ciências da Informação e da Documentação da FCSH-UNL.

Instituição cooperante: Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa
Data de início: 17 de outubro de 2011
Ver Protocolo de parceria pdf


Descrição: Na sequência do Programa de atividades por ocasião do Centenário da República, que o CEHR desenvolveu entre 2009 e 2011, este Centro associou-se ao “Centro República - Centro de Documentação e Estudos sobre a História da I República e do Republicanismo”.

Instituição cooperante: Centro República
Data de início: 2011

 
Descrição: Parceria para digitalização do fundo documental da Comissão Nacional das Pensões Eclesiásticas.

Instituição cooperante: Arquivo Contemporâneo do Ministério das Finanças
Data de início: outubro de 2010
Ver Nota de investigação relativa à importância deste fundo documental


Descrição: Parceria para colaboração no âmbito da história social, da arquivística e da história do serviço social em Portugal

Instituição cooperante: Centro de Estudos de Serviço Social e Sociologia da UCP.
Data de início: 19 de julho de 2010
Ver Protocolo de parceria pdf



Descrição: Projeto Igreja Segura, cujo objetivo foi coordenar uma rede de igrejas que cumpram um conjunto de requisitos de segurança relativamente ao património nelas conservado. Entre estas está a Universidade Católica Portuguesa, cujas atribuições previstas no protocolo foram delegadas ao CEHR durante o período 2005 a 2010.

Instituições cooperantes: Instituto Superior de Polícia Judiciária e Ciências Criminais; Instituto Português de Conservação e Restauro; Diocese de Coimbra; Direcção-Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais; Universidade Católica Portuguesa; União das Misericórdias Portuguesas; Instituto Politécnico de Portalegre; Associação Nacional de Municípios Portugueses; e Ordem dos Engenheiros.
Ver Protocolo de parceria pdf



Descrição: Programa de atividades por ocasião do Centenário da República

Instituição cooperante: Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República
Data de início: 24 de abril de 2009
Ver Protocolo de cooperação pdf


Descrição: Implementação do projecto História e Memória Local. O projeto concretiza-se na realização de seminários, colóquios e publicações

Instituições cooperantes: Universidade do Minho (através do seu Departamento de História) e Câmara Municipal de Santo Tirso
Data de início
: 1 de outubro de 2008
Ver Acordo de cooperação pdf


Descrição: Cooperação científica, pedagógica e técnica no Programa Interuniversitário de Doutoramento em História - PIUDH

Instituições cooperantes: Universidade de Lisboa (Faculdade de Letras e Instituto de Ciências Sociais), ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa e Universidade de Évora
Data de início: julho de 2008
Ver Protocolo de Cooperação pdf


Descrição: Co-Organização do Seminário de História Religiosa Moderna

Instituições cooperantes: Centro de História da Sociedade e da Cultura da Universidade de Coimbra e Centro de História da Cultura da Universidade Nova de Lisboa
Data de início: 31 de janeiro de 2008
Ver Acordo de parceria pdf


Descrição: Organização de bibliografia sobre as Misericórdias, a publicar no 1.º vol. da obra "Portugaliae Monumenta Misericordiarum", inserida no Projeto homónimo do CEHR

Instituição cooperante: Biblioteca Nacional de Portugal
Data de início: 13 de junho de 2001
Ver Protocolo de Cooperação pdf



| Voltar |


Topo
Logotipo Acessibilidades

Centro de Estudos de História Religiosa
Tel.: (+351) 217 214 130
E-mail: cehr@ft.lisboa.ucp.pt
Web: www.cehr.ft.lisboa.ucp.pt

Universidade Católica Portuguesa > Lisboa > Porto > Braga > Viseu
Página Inicial