Centro de Estudos de História Religiosa
Pagina Inicial
Início | Voltar | Imprimir

Concluídos

Centenário da República e da Lei da Separação [2009-2012]

Com este projeto, o CEHR visa promover a reflexão histórica sobre as problemáticas da República e da separação do Estado das Igrejas desde a I República aos dias de hoje, no quadro mais vasto das relações entre as sociedades contemporâneas e a religião, nomeadamente no âmbito da secularização e laicização.

No âmbito da preparação deste projecto foi celebrado a 24 de Abril de 2009 um protocolo entre o CEHR e a Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República. Várias das nossas actividades estiveram integradas no Programa Oficial das Comemorações do Centenário da República.

Este projeto enquadra-se no programa de actividades do Grupo de Trabalho "1890-1940: a questão religiosa e o desfecho do liberalismo sócio-político".

Equipa responsável

 

Sessões e Encontros científicos organizados pelo CEHR

 

Iniciativas resultantes de parcerias com outras instituições

Publicações

  • Coordenação da edição especial do semanário Agência Ecclesia, nº 1285, com o tema 5 de Outubro 2010: Centenário da República. Coord. António Matos Ferreira e Rita Mendonça Leite. Moscavide, 2010. 88 p. [Acessível em www.ecclesia.pt/centenariodarepublica/digital/]

Notícias de imprensa
- 2010-09-24 - «República foi ponto de viragem para a Igreja». Notícia a respeito da edição especial do semanário Agência ECCLESIA sobre o centenário da República.



| Voltar |


Topo
Logotipo Acessibilidades

Centro de Estudos de História Religiosa
Tel.: (+351) 217 214 130
E-mail: cehr@ft.lisboa.ucp.pt
Web: www.cehr.ft.lisboa.ucp.pt

Universidade Católica Portuguesa > Lisboa > Porto > Braga > Viseu
Página Inicial