Centro de Estudos de História Religiosa
Pagina Inicial
Início | Voltar | Imprimir

Concluídos

Religião, Sociedade e Laicidade nos Países Ibero-Americanos

Descrição

O projeto partiu do esforço de internacionalização do CEHR e ganhou visibilidade em 2006 com o intercâmbio de investigadores e com o protocolo estabelecido entre o CEHR e a Biblioteca Palafoxiana (Secretaria de Cultura do Governo de Puebla, México), estando envolvidas outras instituições mexicanas: Instituto Nacional de Antropologia e Historia (INAH) - México; Universidade Popular Autónoma do Estado de Puebla (UPAEP) - México.

Objetivos

O objetivo principal do projecto é criar um espaço de reflexão, análise e divulgação, com base numa plataforma inter-institucional e multidisciplinar, sobre a relação entre religiosidade e sociedade secularizada nos países ibero-americanos, considerando os protagonistas, as instituições, as formas de crença e as correntes de pensamento. Para o efeito, será promovida a cooperação entre investigadores portugueses e mexicanos.
Prevê-se os seguintes resultados do projeto:

  1. Compilação de fontes bibliográficas e hemerográficas sobre as ideias, a legislação, os debates e protagonistas relacionados com o processo de secularização e as manifestações da laicidade nas sociedades Ibero-americanas.
  2. Realização de sessões mensais do Seminário a nível local (México), para a avaliação, orientação metodológica, revisão de resultados e preparação da publicação final.
  3. Realização de uma sessão geral anual do Seminário com a presença do investigador português responsável.
  4. Conferências e cursos realizados pelos investigadores do Seminário para divulgação das aquisições e dos resultados finais da investigação.
  5. Publicação dos resultados: livro e CD de fontes de informação e textos com os resultados das investigações.

Equipa responsável



| Voltar |


Topo
Logotipo Acessibilidades

Centro de Estudos de História Religiosa
Tel.: (+351) 217 214 130
E-mail: cehr@ft.lisboa.ucp.pt
Web: www.cehr.ft.lisboa.ucp.pt

Universidade Católica Portuguesa > Lisboa > Porto > Braga > Viseu
Página Inicial