Centro de Estudos de História Religiosa
Pagina Inicial
Início | Voltar | Imprimir

Concluídos

Crença e Cidadania: Organizações e Imprensa Católicas na Sociedade Portuguesa do Século XX

Descrição 

 

O projeto de investigação «Crença e Cidadania: organizações e imprensa católicas na sociedade portuguesa do século XX» é um projeto aprovado pela «Fundação para a Ciência e Tecnologia» (FCT) com a classificação de "excelente". O seu período de execução estende-se de Abril de 2011 até Março de 2014.   


Objetivos

Este projeto visa contribuir para o desenvolvimento do conhecimento acerca de uma das questões centrais da modernidade, em destaque no atual debate público: a relação entre o sentido da crença e o exercício da cidadania, a partir do estudo histórico de dois setores pouco trabalhados na historiografia portuguesa: as associações ou «organizações católicas», em crescimento desde o século XIX; e o correlato aparecimento da «imprensa católica», desde as campanhas em prol da chamada «boa imprensa», até ao desenvolvimento de uma alargada rede de títulos a nível da informação geral, da propaganda religiosa e da doutrinação social.
Esta análise far-se-á no quadro mais vasto da reflexão sobre religião e sociedade, nomeadamente a partir da afirmação dos modelos de laicidade e de pluralidade enquanto horizonte da vida em comum no seio das sociedades.
 
 

Equipa de Investigação

Relatórios anuais

[em construção]

Estudo(s) de caso

  • Movimento de Apostolado de Adolescentes e Crianças (MAAC):
    De entre as múltiplas organizações católicas existentes em Portugal, algumas têm vindo a contactar com o Centro de Estudos de História Religiosa (CEHR) no sentido de "escrever a sua história". Há cerca de um ano e meio aceitámos uma proposta de colaboração feita pelo Movimento de Apostolado de Adolescentes e Crianças (MAAC), fazendo dessa proposta de trabalho um estudo de caso.

    O MAAC é um movimento especializado de acção católica, constituído por adolescentes e crianças considerados como actores do processo de evangelização, existente em Portugal desde 1978. As crianças e adolescentes do MAAC, com a ajuda dos acompanhantes, têm como objectivo um empenho colectivo numa actuação formativa para a cidadania. Esta organização está implantada em dioceses do continente e ilhas e filiada no Movimento Internacional de Apostolado de Crianças (MIDADE), tendo os seus estatutos reconhecidos pela Conferência Episcopal Portuguesa.

    Para mais informações sobre esta organização que constitui um estudo de caso do projecto em curso, veja a reportagem sobre o MAAC na emissão do programa Ecclesia do dia 13 de Julho de 2011:



| Voltar |


Topo
Logotipo Acessibilidades

Centro de Estudos de História Religiosa
Tel.: (+351) 217 214 130
E-mail: cehr@ft.lisboa.ucp.pt
Web: www.cehr.ft.lisboa.ucp.pt

Universidade Católica Portuguesa > Lisboa > Porto > Braga > Viseu
Página Inicial