Centro de Estudos de História Religiosa
Pagina Inicial
Início | Voltar | Imprimir

Apresentação

CEHR Porto

Descrição Seminário de História Religiosa (CEHR-Porto) [2011- ] 

Seminário de História Religiosa (CEHR-Porto) [2011- ]

Apresentação

O Centro de Estudos de História Religiosa (CEHR), com sede em Lisboa, na Universidade Católica, tem, desde 2011, uma presença regular e formal no Centro Regional do Porto da Universidade Católica. Esta presença enquadra-se no âmbito da Faculdade de Teologia deste Centro Regional da UCP, e articula-se com o Gabinete D. Armindo Lopes Coelho, já criado para o estudo da História da Diocese do Porto. Tem por objetivo apoiar diretamente as atividades que o CEHR desenvolve no Porto e na região Norte.
O presente Seminário de História Religiosa, promovido pelo Centro de Estudos de História Religiosa - Porto, que aqui apresentamos, propõe-se ser um espaço onde Investigadores de várias proveniências, que se dedicam a temáticas ligadas à História Religiosa, tenham a oportunidade de dar (maior) visibilidade aos seus projetos de investigação (já realizados e/ou em curso), partilhando os frutos do seu trabalho. Desse modo e num ambiente de diálogo/discussão científica, sempre aberto e frutífero com os demais presentes, pretende-se que todos os que nele participem possam cimentar e enriquecer as suas investigações, partilhando e abrindo novas perspetivas de estudo da História Religiosa.
Enquanto Seminário multidisciplinar e de temática abrangente, espera contar com a participação não apenas dos investigadores e colaboradores do CEHR-Porto mas também do público em geral interessado na(s) temática(s) do mesmo.

 


Seminário de História Religiosa «Da Igreja do Antigo Regime à Igreja na época liberal. A propósito do duplo centenário da Revolução Liberal de 1820» 
Ciclo 2020
Da Igreja do Antigo Regime à Igreja na época liberal: A propósito do duplo centenário da Revolução Liberal de 1820 
 
A partir da Revolução, iniciada no Porto a 24 de agosto de 1820, cujo duplo centenário em 2020 se cumpre, triunfou em Portugal o liberalismo vintista. A mudança política ali concretizada resultou da convergência de diversas reações à situação da sociedade portuguesa, marcada pela violência, pelo agravamento das condições económicas e pela tutela inglesa, no seguimento da derrota das forças napoleónicas. O absolutismo ainda regressaria, sob D. Miguel, antes do regime liberal se impor definitivamente nos anos 30, dando corpo ao processo de desagregação da sociedade de Antigo Regime e à emergência da nova ordem liberal. No que se refere ao religioso, foi atribuído ao catolicismo uma função de legitimação social, mesmo se o seu papel se foi relativizando, designadamente na decorrência de um conjunto de medidas tendentes a desclericalizar a sociedade e a diminuir o poder económico e o influxo social da Igreja, nas suas estruturas, vivências, iniciativas e agentes pastorais. Ao mesmo tempo, a Igreja percorreu caminhos, partilhando interesses e ideais, contestando o apertado controlo político e ajustando-se ao novo quadro constitucional, também numa progressiva descoberta da sua missão especificamente religiosa, no âmbito do emergente movimento católico. O aniversário da primeira instauração do liberalismo em Portugal constitui-se, pois, em oportunidade para olharmos, numa multiplicidade de temáticas, o processo de transição da Igreja do Antigo Regime para a Igreja na época liberal.
O Ciclo 2020 do Seminário de História Religiosa será constituído por 11 sessões que terão lugar de fevereiro a julho (sete sessões) e de setembro a dezembro (quatro sessões), na terceira segunda-feira de cada mês (à exceção das sessões de junho, julho e dezembro, conforme indicado), entre as 18h00 e as 20h00. A entrada é livre (não carece de inscrição), sendo estas destinadas não apenas a investigadores mas igualmente ao público em geral interessado nas matérias propostas à reflexão.
Quanto ao local onde se realizarão as sessões, e mantendo-se a parceria com o Cabido Portucalense na organização deste Seminário, estas terão lugar na Casa do Cabido. O CEHR-Porto conta ainda com o apoio do CITCEM-UP (Centro de Investigação Transdisciplinar «Cultura, Espaço e Memória» da Faculdade de Letras da Universidade do Porto) na realização deste Seminário.                 
                 
PROGRAMA
  • 17 de fevereiro
    O Bispo de Bragança D. António Luís e o Regalismo em Portugal

    Fernando de Sousa (FLUP- CEPESE)
  • 16 de março
    Liberalismo e Ordens religiosas. Um legado que perdura: O Mosteiro de Arouca

    Tiago Santos (Investigador)
  • 20 de abril
    Em torno de um Coração: A memória de D. Pedro na Irmandade da Lapa

    Francisco Ribeiro da Silva (FLUP)
  • 18 de maio
    A(s) comunidade(s) do Mosteiro de S. Salvador de Travanca nas vésperas da sua extinção: Os (des)usos do património

    Ana Sofia Mesquita (Investigadora)
  • 8 de junho
    O Seminário de Bragança na Monarquia Constitucional (1820-1910)

    José Luís Pombal (Diocese de Bragança-Miranda)
  • 29 de junho
    A leitura vaticana da revolução liberal: Mons. Giuseppe Cherubini (1820-1823)

    Carlos A. Moreira Azevedo (Conselho Pontifício para a Cultura; CEHR-UCP)
  • 13 de julho
    O movimento católico oitocentista: Em torno do grupo de "A Palavra"

    Eduardo Cordeiro Gonçalves (Instituto Universitário da Maia -ISMAI)
  • 21 de setembro
    Do enterro ad sanctos e apud ecclesiam ao cemitério público: A experiência no Concelho de Vale de Cambra

    Hugo Ferreira (Investigador)
  • 19 de outubro
    O controlo político das nomeações episcopais oitocentistas: A nomeação episcopal e cardinalícia do cardeal D. Américo, bispo do Porto

    Adélio Abreu (FT/CEHR-UCP)
  • 16 de novembro
    Alguns bispos, candidatos a bispo, capitulares e frades na viragem do Liberalismo: Revisitando os fastos da Igreja portucalense

    Pedro Vilas Boas Tavares (FLUP, CITCEM-UP)
  • 14 de dezembro
    Uma proposta de leitura do Recolhimento/Colégio de Nossa Senhora da Esperança

    Ana Patrícia Paiva Barrigas (Investigadora)

Local e horário
Casa do Cabido - Terreiro da Sé 4050–573 PORTO
18h - 20h
(entrada livre)

Contactos
Centro de Estudos de História Religiosa - Porto
Universidade Católica Portuguesa - Porto
Rua Diogo Botelho, 1327     4169-005 Porto - Portugal
Telefone: (+351) 226 196 200 (extensão 106)
E-mail: cehr.porto@porto.ucp.pt 
Webpage: www.cehr.ft.lisboa.ucp.pt  

Programa  pdf

 


Lista de Reprodução de vídeos Youtube  [ciclo 2020] 

 


 

Mais informações sobre o CEHR-Porto



| Voltar |


Topo
Logotipo Acessibilidades

Centro de Estudos de História Religiosa
Tel.: (+351) 217 214 130
E-mail: cehr@ft.lisboa.ucp.pt
Web: www.cehr.ft.lisboa.ucp.pt

Universidade Católica Portuguesa > Lisboa > Porto > Braga > Viseu
Página Inicial