Centro de Estudos de História Religiosa
Pagina Inicial
Início | Voltar | Imprimir

Ativos

Pós-doc > Ciência, Religião e Subjetividade. A "experiência religiosa extrema": do Cientismo Positivista ao Bergsonismo [2008-2013]

O projeto corresponde ao projeto de pós-doutoramento de Tiago Pires Marques sobre «Ciência, Religião e Subjetividade. A "experiência religiosa extrema": do Cientismo Positivista ao Bergsonismo». É realizado em parceria com o Institut d'Histoire et Philosophie des Sciences et des Techniques - Université de Paris I  - UMR 8590 CNRS) sob orientação de António Matos Ferreira (CEHR) e Pierre-Henri Castel (Univ. Paris). Este projeto é financiado pela FCT.

Resumo

Nos séculos XIX e XX, as expressões de religiosidade consideradas "extremas", ou "radicais", foram frequentemente abordadas como objecto de estudo científico. Neste projeto, analisa-se o discurso de cientistas, teólogos e filósofos sobre estas observações num período que tem como balizas cronológicas aproximadas o cientismo positivista de finais do século XIX e as correntes inteletuais influenciadas pelo pensamento de Bergson. O universo considerado refere-se a países predominantemente católicos - Portugal, França e Itália - e inclui configurações discursivas de amplitude transnacional, tais como a antropologia criminal, a psiquiatria, a filosofia de inspiração bergsoniana e a psicanálise. O enraizamento da experiência subjetiva nas condições históricas do seu tempo e a sua tradução em linguagem científica constituem problemas centrais deste projeto. Cruzando-se a história das práticas científicas e a história das espiritualidades, pretende-se também compreender melhor a relação entre as representações do desvio e da patologia com ideais de religião, ciência e civilização.



| Voltar |


Topo
Logotipo Acessibilidades

Centro de Estudos de História Religiosa
Tel.: (+351) 217 214 130
E-mail: cehr@ft.lisboa.ucp.pt
Web: www.cehr.ft.lisboa.ucp.pt

Universidade Católica Portuguesa > Lisboa > Porto > Braga > Viseu
Página Inicial