Seminários e ciclos
Seminário de História Religiosa [Porto, 2011- ]
Apresentação
O Centro de Estudos de História Religiosa (UCP-CEHR), com sede em Lisboa, na Universidade Católica Portuguesa (UCP), tem, desde 2011, uma presença regular no Centro Regional do Porto da UCP. Esta presença enquadra-se no âmbito da Faculdade de Teologia e articula-se com o Gabinete D. Armindo Lopes Coelho, anteriormente criado para o estudo da História da Diocese do Porto.
O presente Seminário, promovido pelo Centro de Estudos de História Religiosa, propõe-se ser um espaço onde Investigadores de várias proveniências, tenham a oportunidade de dar (maior) visibilidade aos seus projetos de investigação (já realizados e/ou em curso), partilhando os frutos do seu trabalho e abrindo novas perspetivas de estudo da História Religiosa.
Enquanto Seminário multidisciplinar e de temática abrangente, conta com a participação não apenas dos investigadores e colaboradores do CEHR mas também do público em geral interessado na(s) temática(s) do mesmo.
Ciclo 2022
Os longos séculos de uma instituição capitular: nos 300 anos da nova casa do Cabido portucalense
O atual edifício da Casa do Cabido da Sé do Porto remonta, no essencial da sua estrutura, ao primeiro quartel do século XVIII. Não obstante as limitações e o mau estado de conservação em que se encontravam as antigas instalações, dos finais de Quinhentos, a verdade é que só a partir de 1717 foi possível iniciar uma nova construção, com base num risco de 1709. Beneficiando de significativos poderes e rendas, e muito experimentado nos recorrentes conflitos com os prelados, com outras entidades religiosas e com a própria coroa, o Cabido Portucalense dos finais do século XVII e dos inícios da centúria seguinte era uma instituição com grande influência na cidade e no conjunto da Diocese. Mas os cónegos de então não deviam o seu prestígio apenas à riqueza, à extração social, à notoriedade eclesiástica e às capacidades de negociação política. Na realidade, também o universo da Cultura integrava a suas preocupações, quanto mais não fosse porque era expressão privilegiada do seu múnus religioso. Assim atuavam e se manifestavam na sociedade portuense e como tal eram reconhecidos. Testemunho bastante desta dimensão é a forma como se empenharam na construção da sua nova casa, que ficou concluída em 1722, tal como se documenta na legenda que mandaram colocar no portal da Sala Capitular. Os 300 anos que agora se cumprem sobre a conclusão das obras da Casa do Cabido constituem o grande motivo da realização do Seminário de História Religiosa deste ano. Procurar-se-á, através das várias sessões, uma revisitação da História e da materialidade de uma muito diversificada instituição que, pela sua acção e pelo seu património, marca ainda hoje a cidade e a sua região.
Por conseguinte, o presente ciclo, organizado em parceria com o Cabido Portucalense e com o apoio do CITCEM da Universidade do Porto, é constituído por 10 sessões, entre fevereiro e dezembro de 2022 (com interrupção em agosto), de acordo com o programa abaixo divulgado. As sessões são de entrada livre (embora sujeitas a inscrição prévia), e têm lugar na terceira segunda-feira de cada mês (com exceção de fevereiro, abril e dezembro), entre as 18 e as 20 horas de Portugal, na Sé do Porto (Terreiro da Sé, 4050–573 PORTO).
PROGRAMA
-
22 de fevereiro
Um livro para os cónegos: O Censual do Cabido da Sé do Porto da Idade Média à Época Moderna
Maria João Oliveira e Silva (CITCEM-UP; UCP-CEHR);
Joana Lencart (CITCEM-UP)
Resumo da sessão
-
21 de março
A Prata da Capela do Santíssimo Sacramento da Sé do Porto
Gonçalo Vasconcelos e Sousa (UCP-CITAR)
Resumo da sessão
-
11 de abril
A música na Sé do Porto no século XVIII
Pedro Monteiro (Investigador)
-
16 de maio
O Arquivo na Casa do Cabido
Helena Osswald (FLUP; CITCEM-UP; UCP-CEHR);
José Guilherme Gouveia (Fundação Instituto Marques da Silva)
Resumo da sessão
-
20 de junho
O Cabido do Porto como instituição padroeira: Geografias e redes artísticas (2.ª metade do século XVIII)
Nuno Resende (FLUP; CITCEM-UP)
Resumo da sessão
-
18 de julho
Compromissos artísticos do Cabido do Porto com terras foreiras do seu Padroado nos séculos XVI a XIX
Manuel Joaquim Moreira da Rocha (FLUP; CITCEM-UP)
-
19 de setembro
As pinturas alegóricas do teto da sala capitular da Sé do Porto: De Cesare Ripa a João Baptista Pachini
Ana Cristina Sousa (FLUP; CITCEM-UP)
-
17 de outubro
Casa do Cabido: Usos e transformações contemporâneas
Maria Leonor Botelho (FLUP; CITCEM-UP)
-
21 de novembro
Dignidades e cónegos da Sé do Porto: Um perfil social (1625-1780)
Hugo Ribeiro da Silva (FLUP; CITCEM-UP; UCP-CEHR)
-
12 de dezembro
A instituição capitular na eclesiologia conciliar
Arnaldo Cardoso de Pinho (UCP-FT; Cabido Portucalense)
Organização
- Centro de Estudos de História Religiosa - Universidade Católica Portuguesa
- Cabido Portucalense
Apoio
- CITCEM – Centro de Investigação Transdisciplinar «Cultura, Espaço e Memória»
Local e horário
Sé do Porto
(Terreiro da Sé, 4050–573 PORTO)
18h - 20h
(entrada livre)
Inscrições e mais informações
Centro de Estudos de História Religiosa
www.cehr.ft.lisboa.ucp.pt
lleal@ucp.pt
Tel. (00351) 226 196 200 (extensão 106)
Programa
| Voltar |
|