Centro de Estudos de História Religiosa
Pagina Inicial
Início | Voltar | Imprimir

Seminários e ciclos

Ciclo de conferências «A Companhia de Jesus: Arquivos, História, Representações» [2017]

Apresentação

A Companhia de Jesus, na sua história, teve uma trajetória marcada por polémicas de grande visibilidade no catolicismo que não encontram paralelo em outras ordens e congregações religiosas, quer entre as que a antecederam, quer junto das que se lhe seguiram. A controvérsia em torno das Monita Secreta, das reduções do Paraguai, da Querela dos Ritos Chineses, da expulsão dos domínios das monarquias europeias ou da sua ulterior extinção permaneceram na memória coletiva sobre, mais que a Companhia de Jesus, os “jesuítas”.

Na nossa contemporaneidade, essa visibilidade deixou ecos que estão presentes em manifestações literárias e artísticas, de que o exemplo mais recente é a adaptação para cinema da obra Silêncio de Shusaku Endo por Martin Scorsese.

O objetivo deste ciclo de conferências é debater os processos de sedimentação e de composição do conhecimento sobre a Companhia de Jesus ao longo do tempo. Com esse fim em vista, procurar-se-á analisar as representações históricas e artísticas que tiveram na ordem o seu objeto, estabelecendo um diálogo com os fundos documentais disponíveis, procurando compreender o seu processo de constituição, o modo como poderão ter contribuído para formar ou consolidar imagéticas sobre a Companhia de Jesus, assim como os limites e potencialidades que oferecem para desconstruir e superar conceitualizações cristalizadas.

 

Ciclo de conferências «A Companhia de Jesus: Arquivos, História, Representações»


PROGRAMA

  • 5ª SESSÃO
    12 de dezembro 2017 - 18h
    Sala da Sociedade Científica (1º piso do ed. da Biblioteca, UCP - Lisboa)
    Princípios da língua chinesa. Dois manuscritos jesuítas do século XVII
    Isabel Pina (Centro Científico e Cultural de Macau)

    Cartaz pdf

  • 4ª SESSÃO
    31 maio 2017 - 18h
    Sala da Sociedade Científica (1º piso do ed. da Biblioteca, UCP - Lisboa)

    Documentação relativa ao exílio dos jesuítas portugueses nos arquivos italianos

    António Júlio Trigueiros, SJ *

Cartaz pdf

___________
* António Júlio Trigueiros é Doutor em História Moderna pela Faculdade de Letras de Lisboa. Diretor da revista Brotéria. Cristianismo e Cultura e da Biblioteca da Casa de Escritores da Revista Brotéria.

 

  • 3ª SESSÃO
    19 abril 2017 - 18h
    Sala de Exposições (2º piso do ed. da Biblioteca, UCP - Lisboa)

    De la expulsión al restablecimiento de los jesuitas en Cuba (1768-1868). Una mirada desde la perspectiva del Archivum Romanum Societatis Iesus

    Consolación Fernández Mellén*

    Cartaz
    pdf

    ___________

    *
    Consolación Fernández Mellén doutorou-se em História pela Universidade do País Basco. Especialista em história da Igreja Católica em Cuba durante o século XIX, a sua investigação atual é incide na análise das relações Igreja-Estado no Caribe Espanhol e nos processos de secularização e laicização nas sociedades antilhanas no século XIX. Além de vários artigos sobre o tema, publicou em 2014 a monografia Iglesia y poder en La Habana. Juan José Díaz de Espada, un obispo ilustrado (1800-1832). Tem exercido atividades de docência sobre História da América na Universidade do País Basco.


  • 2ª SESSÃO
    6 março 2017 - 18h
    Sala 422, piso 2, Edifício da Biblioteca, UCP - Lisboa

    “Silêncio”. Shusaku Endo e a inculturação no Japão

    Adelino Ascenso *

    Cartaz
    pdf

    ___________

    *
    Adelino Ascenso é o Superior Geral da Sociedade dos Missionários da Boa Nova. Ordenado em Leiria (1998), inicia deste então um trabalho missionário e pastoral no Japão (Diocese de Osaka), onde também lecciona a ‘Introdução ao Cristianismo’ na Universidade Católica de Osaka. Entre 2004-2008 conclui o doutoramento em Teologia Fundamental na Pontifícia Universidade Gregoriana, com a tese ‘Transcultural Theodicy in the fiction of Shusaku Endo”, regressando depois ao Japão, onde fica até ser eleito Superior Geral dos Missionários da Boa Nova para o quadriénio 2014-2018.



  • 1ª SESSÃO
    9 fevereiro 2017 - 17h30
    Sala 321, edifício antigo, UCP, Lisboa
    Two unpublished manuscripts in the Archivum Romanum Societatis Iesu regarding the first Japanese Embassy to Europe (1582-1590)
    Carlo Pelliccia *

Cartaz pdf

___________
* Carlo Pelliccia, licenciado pela Università degli Studi di Napoli “L’Orientale”, obteve o doutoramento em Storia e cultura del viaggio e dell’odeporica in età moderna na Università degli Studi della Tuscia di Viterbo, com uma dissertação sobre a viagem a Itália (1585) da primeira embaixada japonesa (Tensho shonen shisetsu) através da transcrição e o estudo de um códice conservado no Archivum Romanum Societatis Iesu (ARSI). Os seus interesses centram-se, sobretudo, nas relações histórico-missionológicas e sócio-culturais entre Portugal e o Japão, em particular no que diz respeito às missões jesuíticas durante o “século cristão” (1549-1650). Tem participado em numerosas publicações, congressos internacionais, jornadas de estudo e seminários.



Organização
Grupo de Trabalho “Expansão Religiosa: Civilizações e Culturas” do CEHR


Entrada Livre

 


Lista de Reprodução de vídeos Youtube  



| Voltar |


Topo
Logotipo Acessibilidades

Centro de Estudos de História Religiosa
Tel.: (+351) 217 214 130
E-mail: cehr@ft.lisboa.ucp.pt
Web: www.cehr.ft.lisboa.ucp.pt

Universidade Católica Portuguesa > Lisboa > Porto > Braga > Viseu
Página Inicial