Centro de Estudos de História Religiosa
Pagina Inicial
Início | Voltar | Imprimir

Encontros Científicos

29 de maio - Workshop «Religião Egípcia: Crenças, Práticas, e Dinâmicas Sociais»

Data: 29 de maio 2015, 9h30

Local: UCP Lisboa, Sala de Exposições (2º piso edifício Biblioteca)

 
Apresentação
O Grupo de Trabalho «Dimensões Sociais e Institucionais das Religiões do Mundo Antigo» do Centro de Estudos de História Religiosa da Universidade Católica Portuguesa (UCP-CEHR), no seguimento das atividades que tem vindo a desenvolver na sua área temática, vem propor a realização de um workshop de egiptologia subordinado ao tema «Religião Egípcia: Crenças, Práticas, e Dinâmicas Sociais». O encontro foi pensado como um espaço de partilha de conhecimentos e troca de ideias de jovens investigadores que trabalhem temas da religião egípcia.
No antigo Egito a religião estava presente em várias dimensões da vida, desde o registo institucional à experiência individual. Deste modo apresenta diversas oportunidades de análise para uma melhor compreensão do universo cultural, material, e mental dos antigos Egípcios. Neste workshop propomos o estudo histórico, e interdisciplinar, da religião egípcia, partindo de três vetores que podem ser mutuamente complementares - crenças, práticas, e dinâmicas sociais -, e que passamos de seguida a descrever:
  • Crenças e práticas: apesar da ênfase frequentemente dada às crenças, secundarizando-se as práticas, estas podem surgir separadas das primeiras. Não é obrigatório que quem oficie um ritual religioso ou mágico creia na eficácia do rito que está a executar. Por outro lado, a execução de um ritual para benefício de uma divindade, de um antepassado, ou de si próprio, pode ser relevante para quem assiste a essa prática e crê na eficácia performativa (i.e., na capacidade da prática de transformar e de ter impacto no mundo físico e divino) desse mesmo ritual. É por isso interessante estudar até que ponto se podem detetar desencontros ou combinações entre o discurso teológico e a prática religiosa.
  • Dinâmicas sociais: a religião, acreditada e praticada, depende de uma estrutura social, que vai desde o funcionamento das instituições às redes familiares e pessoais. Importa por isso analisar as formas como as dinâmicas sociais, em que se situavam os atores, influenciavam as crenças e as práticas, e como estas, por sua vez, poderiam originar modificações nessas mesmas dinâmicas.
A abordagem proposta neste workshop irá, certamente, permitir obter novas e mais abrangentes perspetivas acerca da religião egípcia conduzindo a uma melhor compreensão do fenómeno religioso no antigo Egito. Assim como irá contribuir para a dinamização da egiptologia em Portugal.

PROGRAMA

  • 09h30-10h00 - Receção e abertura

    Sessão da manhã - moderação por Catarina Almeida (CHUL)
  • 10h00-10h45 - Conferência de abertura
    Entre a expressão de emoções e a encenação pública: as carpideiras rituais egípcias. A importância das lamentações fúnebres
    José das Candeias Sales (Universidade Aberta, CHUL; CHAM-FCSH/NOVA-Uaç)
  • 10h45-11h15 - Intervalo
  • 11h15-11h45
    A «Piedade Pessoal» nas Instruções do Império Novo
    André de Campos Silva (CEHR-UCP; CHUL)
  • 11h45-12h30 - Conferência plenária
    Os testamentos sapienciais de Merikara e Amenemhat, e a relação entre o culto e a ética
    Ricardo Tavares (CHUL)
  • 12h30-13h00 - Debate
  • 13h00-15h00 - Almoço

    Sessão da tarde - moderação por Nídia Catorze Santos (CHUL)
  • 15h00-15h30
    Medo e Magia: Crença e Prática Juntas pelo Domínio das Ameaças
    João Camacho (CEHR-UCP; FLUC; CHUL)
  • 15h30-16h00
    Beth-Shean e o domínio egípcio, da segunda metade do século XVI a.n.e. até ao início do século XII a.n.e.: Dinâmicas sociais e práticas religiosas analisadas através do registo arqueológico
    Catarina Pinto (FLUL)
  • 16h00-16h30 - Intervalo
  • 16h30-17h00
    As práticas religiosas em casa: a Religião Doméstica no Egito antigo
    Susana Mota (CHAM-FCSH/NOVA-Uaç)
  • 17h00-17h30 Debate
  • 17h30-18h15 Encerramento
    Os sistemas religiosos no Antigo Egito: Conservadorismo e Inovação
    Rogério Sousa (CECH; ISCS-N)
 

Comissão organizadora
- André de Campos Silva (CEHR-UCP; CHUL)
- João Camacho (CEHR-UCP; CHUL; FLUC)
- Susana Mota (CHAM-FCSH/NOVA-Uaç)
 
INSCRIÇÕES
Inscrição através de envio de email para secretariado.cehr@ft.lisboa.ucp.pt com a indicação do nome, formação e pertença institucional. Aos participantes que o solicitarem será emitido certificado de presença com um custo de 5€.
 
 



| Voltar |


Topo
Logotipo Acessibilidades

Centro de Estudos de História Religiosa
Tel.: (+351) 217 214 130
E-mail: cehr@ft.lisboa.ucp.pt
Web: www.cehr.ft.lisboa.ucp.pt

Universidade Católica Portuguesa > Lisboa > Porto > Braga > Viseu
Página Inicial