Centro de Estudos de História Religiosa
Pagina Inicial
Início | Voltar | Imprimir

Encontros Científicos

31 de outubro 2018 - Workshop «As Inquisições entre realidade e perceção. Figuras institucionais e espiritualidade»

Data: 31 de outubro
Local: UCP, Lisboa - Sala Timor (1º piso edifício da Biblioteca)
 
Workshop «As Inquisições entre realidade e perceção. Figuras institucionais e espiritualidade»
 
Apresentação
A Inquisição esteve profundamente enraizada na sociedade ao largo da sua história. Esta realidade institucional pode ser entendida e deve ser estudada no contexto particular de cada uma das realidades europeias, medievais e modernas − incluídas as suas extensões coloniais −, mas ao mesmo tempo através de uma ótica conjunta baseada nas ideias de controlo social e político que se estendem para além dos seus confins territoriais.
A partir de uma aproximação à história institucional e social, por um lado, e da espiritualidade, por outro, este workshop pretende relacionar uma sociedade interior à instituição (através da qual estes tribunais concretizaram a sua territorialização e que se desenvolveram juridicamente a partir das figuras dos comissários-inquisidores na Idade Média) e uma exterior, uma sociedade percecionada como sendo de eversivos, de um universo espiritual heterodoxo (como os alumbrados e os cristãos-novos).
No interior do ambiente institucional do tribunal, estas duas sociedades conviveram entre realidade e perceção, num diálogo entre aspirações sociais e diferentes espiritualidades, entre modelos desviantes e vivência quotidiana, o qual contribuiu amplamente para forjar os valores e paradigmas de uma sociedade complexa, que se manteve até às últimas tentativas de criar “anacronicamente” um tribunal inquisitorial numa realidade particular como a do Caribe espanhol dos princípios do século XIX.
Dando continuidade a um conjunto de encontros que procura estudar o fenómeno inquisitorial na sua larga duração e numa perspetiva comparada, o Grupo de Trabalho “Expansão Religiosa: Civilizações e Culturas” do CEHR, na sua dinâmica de investigação sobre História das Inquisições, propõe-se relacionar e debater estas realidades e perceções distintas, desde aspetos jurídicos da Inquisição medieval até análises institucionais e sociais das inquisições portuguesa e espanhola.

Programa

  • 15h00 . Apresentação da plataforma História das Inquisições do Grupo de Trabalho “Expansão Religiosa: Civilizações e Culturas”
    Andrea Cicerchia, Miguel Rodrigues Lourenço e Susana Bastos Mateus
  • 15h10 . Abertura
    Andrea Cicerchia e Miguel Rodrigues Lourenço
  • 15h20 ¿Medievalidad o a la manera de Castilla? Una aproximación a la figura del comisario inquisitorial en el mundo portugués de la edad moderna
    Andrea Cicerchia (CEHR-UCP) e Miguel Rodrigues Lourenço (CHAM-NOVA|FCSH; CEHR-UCP; CESAB-FLUL)
  • 16h00 . Pausa
  • 16h10 . A espiritualidade dos cristãos-novos na Lisboa de Quinhentos. Das práticas quotidianas às textualidades inquisitoriais
    Susana Bastos Mateus (CESAB-FLUL; CIDEHUS-UÉvora; CEHR-UCP)
  • 16h40 . Heretical Phantoms: The Sect of Alumbrados Between Fact and Fiction
    Jessica J. Fowler (IE University, Humanities Center)
  • 17h20 . Pausa
  • 17h30 . The Spanish Inquisition: Prosecution, Conviction and wrong speech about Freemasonry in Enlightenment Century
    Fernando Gil González (King’s College, University of London)
  • 18h00 . Nuevos enemigos, viejas soluciones: el proyecto de creación de un Tribunal del Santo Oficio en La Habana durante la América de las independencias
    Consolación Fernández Mellén (Doctora en Historia, Universidad del País Vasco)
  • 18h30 . Debate e encerramento
Organização
Andrea Cicerchia e Miguel Rodrigues Lourenço, no âmbito do Grupo de trabalho “Expansão Religiosa: Civilizações e Culturas” do CEHR-UCP.
 
Cartaz  Pdf 
 
 
Entrada Livre
 



| Voltar |


Topo
Logotipo Acessibilidades

Centro de Estudos de História Religiosa
Tel.: (+351) 217 214 130
E-mail: cehr@ft.lisboa.ucp.pt
Web: www.cehr.ft.lisboa.ucp.pt

Universidade Católica Portuguesa > Lisboa > Porto > Braga > Viseu
Página Inicial