Centro de Estudos de História Religiosa
Pagina Inicial
Início | Voltar | Imprimir

Encontros Científicos

2009 | 27 de Outubro - Sessão pública sobre «A experiência arquivística do Archivo Histórico Eclesiástico de Bizkaia»

Local: Universidade Católica Portuguesa, Lisboa
Data: 27 de Outubro de 2009

Esta iniciativa foi promovida pelo Grupo de Trabalho «Arquivística Religiosa» do CEHR, e decorreu no âmbito da deslocação a Lisboa de uma equipa de arquivistas do Archivo Histórico Eclesiástico de Bizkaia. Destinou-se a todos os interessados em conhecer e questionar o trabalho desenvolvido por este arquivo diocesano.

Além de Anabella Barroso, directora do AHEB-BEHA, estiveram presentes neste encontro: Cristina Castillo (responsável pela catalogação, normalização, automatização, formação, publicações, difusão cultural, biblioteca e serviço de informação/referência); Elena Cortazar (responsável pelo serviço de conservação, reprodução de documentos e transferência de suportes); Rebeca Martín (responsável pelo serviço de informação); Ana Sánchez (responsável pela área de administração e manutenção, assim como atendimento ao público) e Itziar Jauregui (responsável pelo serviço de informação e atendimento ao público).

A sessão iniciou-se pelas 18.15h. Estiveram presentes 14 pessoas, além das seis convidadas.

Ricardo Aniceto, do Grupo de Trabalho de Arquivística Religiosa, deu as boas vindas aos presentes e apresentou a equipa de arquivistas do AHEB, referindo as atribuições de cada membro dessa equipa.

Anabella Barroso apresentou a história e a organização do AHEB, numa exposição que pretendeu partilhar a experiência arquivística da diocese de Bilbau, dar a conhecer as diferentes fases da sua política arquivística, retratar a evolução do AHEB e seus principais projectos e apresentar o Serviço Diocesano de Arquivos nas suas funções e principais objectivos

Da apresentação feita entende-se ser um arquivo exemplar e um caso de sucesso no panorama dos arquivos diocesanos ibéricos.

Luís Lima, também do Grupo de Trabalho de Arquivística Religiosa, coordenou o diálogo entre a equipa do AHEB e demais presentes.

Além da experiência arquivística da diocese de Bilbao, o diálogo evoluiu para a situação dos arquivos eclesiásticos em Espanha, fazendo-se referência, nomeadamente, ao I Seminário do Grupo de Trabalho de Arquivistas da Igreja (GTAI) criado recentemente naquele país. Neste âmbito foram partilhadas experiências e linhas de trabalho em curso nos arquivos diocesanos de Portugal, partilha para a qual contribuiu João Soalheiro, Director do Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igreja, traçando um retrato do estado da questão nas variadas dioceses. Foi ainda tema central a partilha e discussão do perfil do profissional de informação para os arquivos da igreja que permita alcançar resultados similares, simulacros de boas práticas de gestão da informação nas diversas realidades eclesiais.

Materiais disponíveis

Imagens

 «A experiência arquivística do Archivo Histórico Eclesiástico de Bizkaia»
Na mesa, da esquerda para a direita: Ricardo Aniceto, Anabella Barroso, Luís Lima e Pedro Penteado

 

 «A experiência arquivística do Archivo Histórico Eclesiástico de Bizkaia»
A assistência. À direita, a equipa de arquivistas que acompanhou a Dra. Anabella Barroso



| Voltar |


Topo
Logotipo Acessibilidades

Centro de Estudos de História Religiosa
Tel.: (+351) 217 214 130
E-mail: cehr@ft.lisboa.ucp.pt
Web: www.cehr.ft.lisboa.ucp.pt

Universidade Católica Portuguesa > Lisboa > Porto > Braga > Viseu
Página Inicial