Centro de Estudos de História Religiosa
Pagina Inicial
Início | Voltar | Imprimir

Encontros Científicos

2011 | 1 e 2 de Abril - Encontro Internacional «O Clero Secular Medieval e as suas Catedrais: novas perspectivas e abordagens» 2ª sessão

Data: 1 e 2 de Abril 2011

Local: Sala de Exposições (2º Piso do Edifício da Biblioteca João Paulo II), Universidade Católica Portuguesa, Lisboa.

Inscrições: estudantes, 15€; não estudantes 30€.
«O Clero Secular Medieval e as suas Catedrais: novas perspectivas e abordagens»

Enquadramento e objectivos:
O Encontro Internacional "O clero secular medieval e as suas catedrais: novas perspectivas e abordagens" teve como objectivo dar continuidade e visibilidade aos trabalhos de investigação sobre a história do clero secular medieval português, dedicando as suas duas sessões programáticas à exposição e debate, em formato de workshop, de novas linhas de estudo ainda pouco exploradas entre nós.
Dividiu-se este Encontro Internacional em duas sessões. A 1ª sessão, intitulada "Espaços, Símbolos e Poderes", realizou-se em Outubro de 2010 . A segunda sessão, intitulada "Culturas", constituída pelos painéis "Cultura Material" e "Cultura Intelectual". Pretendeu-se, com ela, explorar áreas relacionadas com a materialidade e a mundividência do quotidiano do clero secular medievo, destacando a importante componente da sua vertente cultural e intelectual, onde assumem particular relevo os mais recentes trabalhos desenvolvidos em torno destas temáticas.
O programa proposto por este Encontro Internacional visou ainda estreitar os laços de colaboração entre os especialistas nacionais e estrangeiros das diferentes áreas de trabalho nele contempladas, bem como promover os estudos por estes desenvolvidos e a sua discussão junto do grande público.

Programa e ficha de inscrição (pdf)



| Voltar |


Topo
Logotipo Acessibilidades

Centro de Estudos de História Religiosa
Tel.: (+351) 217 214 130
E-mail: cehr@ft.lisboa.ucp.pt
Web: www.cehr.ft.lisboa.ucp.pt

Universidade Católica Portuguesa > Lisboa > Porto > Braga > Viseu
Página Inicial