Centro de Estudos de História Religiosa
Pagina Inicial
Início | Voltar | Imprimir

Formação

Programa InterUniversitário de Doutoramento em História (PIUDHIST): Mudança e Continuidade num Mundo Global

Programa Interuniversitário de Doutoramento em História - PIUDHist
XIII Edição do Programa Interuniversitário de Doutoramento em História - PIUDHist

Abertura de candidaturas para o ano letivo de 2021-2022

  • 12 de Abril a 16 de Julho de 2021 (1ª fase)
  • 2 de Agosto a 3 de Setembro de 2021 (2ª fase)
[Edital]
[Comunicado de imprensa]
[mais informação]

 


SOBRE O PIUDHist

O programa resulta de uma parceria estratégica entre quatro universidades portuguesas:

  • Universidade de Lisboa (através da Faculdade de Letras e do Instituto de Ciências Sociais);
  • ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa;
  • Universidade Católica Portuguesa (através do CEHR/FT e da FCH);
  • Universidade de Évora. 
Desde a sua primeira edição que o Centro de Estudos de História Religiosa da Faculdade de Teologia (CEHR/FT) colabora cientificamente neste programa de doutoramento, enquanto unidade orgânica da Universidade Católica Portuguesa (UCP). O seu envolvimento tem-se traduzido na participação de investigadores seus na coordenação e lecionação de seminários, e na representação institucional  nos órgãos do PIUDHIST.

O PIUDHIST é o único programa de história que foi aprovado no concurso para financiamento direto pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), através da atribuição inicial de bolsas individuais de doutoramento. O selo de qualidade da FCT é um inequívoco reconhecimento do valor do programa.

O programa é dirigido por uma Comissão Diretiva, com representantes das quatro universidades envolvidas. No seu figurino atual, o programa é liderado pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FL-UL), sendo seu diretor Hermenegildo Fernandes, professor nessa instituição. O seu sub-diretor e atual representante da UCP é o professor José Miguel Sardica, da Faculdade de Ciências Humanas (FCH). Toda a informação sobre contactos, condições de admissão, critérios de seleção, estrutura do programa e corpo docente está disponível em http://piudhist.ics.ul.pt/pt/.

O CEHR, enquanto unidade de investigação reconhecida pela FCT, acolhe projetos de investigação na sua área de especialização e funciona como entidade de acolhimento para bolsas de doutoramento. Para contacto: secretariado.cehr@ft.lisboa.ucp.pt.
 

Investigadores do CEHR que integram o corpo docente do PIUDHist: Alfredo TeixeiraAntónio Matos Ferreira; Nuno Estêvão Ferreira; Paulo Fontes; Rita Mendonça Leite e Sérgio Ribeiro Pinto.
 

Doutorandos do PIUDHist que têm o CEHR como unidade de acolhimento e títulos dos respetivos projetos:
  • Maria Manuel Ribeiro Oliveira (7ª edição): «Missionação contemporânea no feminino: o contributo dos institutos religiosos femininos em África (1940-1974)»
  • Telma Maria de Mattos Campos Ruas (7ª edição): «Educação: das palavras aos actos. Do debate parlamentar à acção política no Liberalismo português (1820-1876)»
  • Gonçalo Filipe Brito Graça (8ª edição): «”Ao Serviço do Império”. O associativismo escotista e o enquadramento da juventude em Portugal (1909-1942)»
  • Paulo César da Conceição Fernandes (8ª edição): «”Do Reinado dos Mesas à República dos Espíritos”: O Espiritismo em Portugal (1851-1974)»
  • Edgar Freitas Gomes ds Silva (9ª edição): «”Vendaval de Utopias”. Do catolicismo social ao compromisso político em Portugal (1965-1976). Os católicos da Revolução e o PCP»
  • José Luís Amaro Pombal (11ª edição): «A Bula da Cruzada entre Deus e César (1851-1914): prática religiosa, investimento financeiro e sustentação do ensino público nos Seminários» [título provisório]
 



| Voltar |


Topo
Logotipo Acessibilidades

Centro de Estudos de História Religiosa
Tel.(Lisboa): (+351) 217 214 130
Tel.(Porto): (+351) 226 196 200 (extensão 185)
E-mail: secretariado.cehr.ft@ucp.pt
Web: www.cehr.ft.lisboa.ucp.pt

Universidade Católica Portuguesa > Lisboa > Porto > Braga > Viseu
Página Inicial