Centro de Estudos de História Religiosa
Pagina Inicial
Início | Voltar | Imprimir

Grupos de trabalho

Dimensões Sociais e Institucionais das Religiões do Mundo Antigo

Definição e objetivos

Constituído formalmente em 2012. O objetivo principal deste grupo de investigação é proporcionar uma plataforma que permita a investigadores, afiliados ou não no CEHR, convergir, a partir dos seus tópicos de investigação, no estudo de religiões do mundo antigo no enquadramento das disciplinas irmãs de história religiosa e história das religiões. O Grupo acolheu a participação de vários investigadores nacionais em três workshops: “O Problema do Facto Religioso no Mundo Antigo” (2013); “Religião e Trabalho no Mundo Antigo” (2015); “Religião Egípcia: Crenças, Práticas, e Dinâmicas Sociais” (2017). A revista  Lusitania Sacra (vol. 36) publicou um dossiê com o título “Religião e Trabalho na Antiguidade Pré-Clássica.” Ao promover a colaboração de investigadores de história antiga oriundos de diversas instituições, este Grupo proporciona ao CEHR a criação de parcerias com outras unidades de investigação. Em 2016 o CEHR, juntamente com o CH-UL e o CECH-UC, participou na organização do colóquio internacional “Bab el-Gasus in Context: Egyptian Funerary Culture in the 21st Dynasty”.

Participantes

Atividades em curso

O grupo de trabalho Dimensões Sociais e Institucionais das Religiões do Mundo Antigo do CEHR reúne um Grupo de Estudo de Línguas e Escritas Antigas, o qual tem atualmente em curso duas oficinas de estudo:

  • Escrita hieroglífica
  • Língua hebraica
Os investigadores que desejem associar-se a estas oficinas para aprofundar os seus conhecimentos de línguas antigas nestas duas áreas deverão manifestar o seu interesse através dos contactos do CEHR.
 

Atividades realizadas



| Voltar |


Topo
Logotipo Acessibilidades

Centro de Estudos de História Religiosa
Tel.: (+351) 217 214 130
E-mail: cehr@ft.lisboa.ucp.pt
Web: www.cehr.ft.lisboa.ucp.pt

Universidade Católica Portuguesa > Lisboa > Porto > Braga > Viseu
Página Inicial