Portal UCPPortal UCP
Pagina Inicial
 
CITER - Centro de Investigação em Teologia e Estudos de Religião

Criado em 2017, o CITER tem por objetivo a organização, promoção e divulgação, numa perspetiva multi e interdisciplinar, das investigações em Teologia e Estudos de Religião, favorecendo um intercâmbio ativo entre estas áreas científicas, bem como as ligações de cada uma delas com outros campos do saber. Ao tentar estabelecer uma ponte entre ciência e sociedade, o Centro favorece um debate público tanto em relação a questões centrais da atualidade sociocultural bem como aos fundamentos espirituais do ocidente.

 

NOTÍCIAS E EVENTOS

(12.12.2018 | Lisboa)
A propósito da recente publicação do livro de K-J Kuschel "TALVEZ ESCUTE DEUS ALGUNS POETAS", o CITER e a Universidade Católica Editora têm a honra de convidar para o debate "A LITERATURA ENQUANTO DESAFIO À FÉ CRISTÃ"
Com António M. Feijó, Peter Hanenberg e Alexandre Palma
Livraria UCP | 17h30
 
... ver > 
(06.12.2018 | Lisboa)
Publicação de um estudo sociológico do CITER
Maioria dos crentes de Lisboa nunca sentiu discriminação religiosa
Na Área Metropolitana de Lisboa, zona com maior pluralismo religioso, 91% dos crentes dizem que nunca sofreram qualquer tipo de discriminação com base na sua religião, segundo um estudo hoje divulgado. Esta é uma das conclusões preliminares do estudo "Religião e espaço público" da Fundação Francisco Manuel dos Santos (FFMS) e do Centro de Investigação em Teologia e Estudos de Religião (CITER) da Universidade Católica Portuguesa, realizado por Helena Vilaça, Jorge Botelho Moniz, José Pereira Coutinho, Margarida Franca, Steffen Dix e coordenado por Alfredo Teixeira.
  
Vide aqui debate televisivo no programa FRONTEIRAS XXI da RTP3
Vide também: PÚBLICO, DIÁRIO DE NOTÍCIAS, RADIO RENASCENÇA
 
Fernando Pessoa inquietou-se intensivamente com a religião e produziu inúmeros textos sobre os mais diversos assuntos religiosos. A partir da leitura de livros teológicos e religiosos inquiriu o mistério de Deus e da Vida.
Com José Barreto, José Manuel dos Santos e Steffen Dix
CASA PESSOA | 18h30 | Entrada Livre
 
(28.11.2018 | Braga)
No próximo dia 28 de novembro, realiza-se uma Aula Aberta sobre o tema: Espiritualidades à margem das religiões: para além da crença e da descrença. A explanação do tema está a cargo de Flávio Senra, do Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião da PUC de Minas Gerais, e de Álvaro Vieira, doutorando em Ciências da Religião. João M. Duque fará a moderação. O evento tem lugar no Campus Camões, Aula Nova Isidro Alves, entre as 08h30 e as 10h00.


 
(13.11.2018 | Braga)
Prof. Joaquim Félix, membro do CITER, dá aula aberta para alunos e professores da Oxford Brookes University (UK) - School of Architecture

- «Unit F of Oxford Brookes & IBSTOCK BRICK appreciates the experience.»
- «Thank you for sharing your time with us and your space - the building is amazingly calming & to learn about your practices was interesting.»
- «A profound and beautiful atmosphere. The experience has a poignancy and the physical space is well taught act.»

São algumas das expressões, escritas no livro de honra, dos alunos que participaram na aula aberta lecionada, nas Capelas Árvore da Vida, Imaculada e Cheia de Graça (Braga) no dia 12 de novembro; uma turma de 20 alunos e três professores da Oxford Brookes University (UK) - School of Architecture. Trata-se de uma Escola de Arquitetura que desenvolve práticas e linhas de investigação que sintonizam com projetos em curso no CITER, nomeadamente aquele ligado à ecologia: «Desenvolvimento da consciência ecológica integral e planetária». De facto, é líder, a nível mundial, na investigação e promoção de práticas que privilegiam a sustentabilidade, o baixo uso de carbono nos edifícios e as dimensões humanitárias ligadas ao desenvolvimento e à emergência social.

para ver mais fotografias, vide (1); (2); (3);...
 
(08.11.2018 | Lisboa)
Na quinta-feira, dia 8 de novembro, pelas 19h00, no Goethe-Institut de Lisboa, terá lugar um debate intitulado Religião em tempos de crise internacional. Participantes serão o padre católico, professor universitário e ensaísta português Anselmo Borges, o estudioso islâmico natural do Afeganistão e radicado na Alemanha Ahmad Milad Karimi, e o Rabino da Comunidade Israelita de Lisboa, Natan Peres. A moderação estará a cargo de Steffen Dix, especialista em Estudos de Religiões. O evento é uma colaboração entre CITER e o Goethe-Institut, promovido pela Associação São Bartolomeu dos Alemães em Lisboa e com o apoio do Lisbon Marriott Hotel. O painel será em alemão e português com tradução simultânea.
 
(08.11.2018 | Lisboa)
O Centro de Investigação em Teologia e Estudos de Religião e a Universidade Católica Editora têm a honra de convidar V Ex.ª para a apresentação do livro Talvez escute Deus alguns poetas de Karl-Josef Kuschel. A obra será apresentada pela autora do Posfácio, Prof.ª Teresa Bartolomei, e pelo coordenador da obra, Prof. Steffen Dix.
vide apresentação AQUI...
Lugar: Livraria UCP | Edifício BUJPII | Piso 0
Data: 08.11.2019 | 11h15
  
 
(05.11.2018 | Lisboa)
Ciclo Lições Italianas sobre Estudos de Religião
ENZO PACE - LUCA DIOTALLEVI
Rethinking humanism on the horizon of multicultural and multireligious identities (Moderação de Jacinto Farias)

Com parceria do Instituto Italiano de Cultura, o CITER prossegue com o ciclo de «lições italianas sobre os Estudos de Religião» com um diálogo entre os sociólogos Enzo Pace e Luca Diotallevi que desenvolverão, respetivamente, uma reflexão sobre o impacto da crescente relevância social e cultural do Islão em sociedades ocidentais de maciço declínio do monopólio religioso do cristianismo e sobre a correspondente pluralização de imagens do homem religiosamente transmitidas. Como ultrapassar formas de ordem social construídas sobre uniformidades culturais e axiológicas que já não existem, sem abdicar de um ethos comum, indispensável para o bom funcionamento das democracias?
18h00 | Sala de Exposições
... ver > 
(02.11.2018 | Porto)
A presença da religião no domínio público está sujeita de transformações contínuas e tem sido designada como uma era pós-secular (Habermas, 2009), alertando para o facto de muitos países europeus serem desafiados a lidar com a continuidade da existência de comunidades religiosas em ambientes cada vez mais secularizados. Portugal, mesmo preservando uma homogeneidade religiosa forte, corporiza também as novas tendências que serão tema do colóquio IDENTIDADES E ALTERIDADES RELIGIOSAS EM PORTUGAL: formas, modos e diálogo numa sociedade pós-secular, coorganizado pelo CITER. PROGRAMA VIDE AQUI

 
Publicado pela Universidade Católica Editora, o CITER tem a honra de anunciar que saiu o livro mais recente do Prof. Doutor Domingos Terra sobre o papel da fé cristã dentro do pluralismo que marca muitas sociedades atuais.

 
Publicação do último volume da revista DIDASKALIA
Cinco décadas de investigação teológica (
Índices 1971 - 2018) (Coordenador: Isidro P. Lamelas)

Há 50 anos inaugurou-se a Faculdade de Teologia e a Universidade Católica Portuguesa. A revista Didaskalia está estreitamente ligada a esta meia década de investigação e divulgação teológica. Nascida como «órgão da atividade científica e instrumento de comunicação cultural» [palavras de abertura do primeiro fascículo 1, nº 1 (1971) 3], este periódico cumpre agora a sua primeira etapa, para dar lugar a um recomeço com novo projeto. A partir do ano de 2019, surgirá, no lugar e na continuidade da Didaskalia, uma revista totalmente renovado, no nome e na orgânica. O Encerramento deste ciclo de meio século vida é ocasião para um balanço e recapitulação. Esta a razão de ser de concluirmos com um volume de índices, abrangendo todo tempo de vida da revista. Queremos, deste modo, oferecer aos investigadores um aquivo de dados que facultem a consulta e estudo dos autores e temas abordados pela revista ao longo de 5 décadas.

 
(04.10.2018 | Braga)
Concerto de órgão na Apresentação do livro
Restauro Filológico. Órgão Manuel de Sá Couto
de Joaquim Félix de Carvalho


No próximo dia 4 de outubro realiza-se, na igreja de S. Paulo, situada no Largo de S. Paulo, em Braga, às 21h30, a apresentação do livro «Restauro Filológico. Órgão Manuel de Sá Couto», da autoria do Prof. Doutor Joaquim Félix de Carvalho. João Manuel Duque, presidente do Centro Regional de Braga da UCP e investigador do CITER (Centro de Investigação em Teologia e Estudos de Religião), apresenta-o numa sessão pública que contempla um concerto de órgão. André Bandeira, organista convidado, interpreta composições de Heinrich Scheidemann e Samuel Scheidt, além do Versus "Veni Creator Spiritus", em prática alternada: Schola do Seminário Conciliar e órgão. Tomam, também, lugar à mesa Joaquim Félix de Carvalho, autor do livro, e Domingos Peixoto, que escreveu o Prefácio. Esta iniciativa ocorre precisamente no 1º aniversário do concerto inaugural do restauro do órgão construído, em 1832, por Manuel de Sá Couto para a Irmandade de Nossa Senhora da Boa Morte, uma das irmandades da igreja do Colégio de S. Paulo; restauro realizado por Giovanni Pradella Bottega Organara, da Itália, e concerto que contou com as improvisações de Sietze De Vries, da Holanda.

 

(20.07.2018)
No quadro de uma parceria internacional, o Instituto de Estudos de Religião passou a coeditar, em 2018, a REVER - Revista de Estudos da Religião, publicação do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Religião, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. O próximo dossier temático para 2019, intitulado «Religion, Territories, Networks and Flows» está organizado por dois investigadores jovens do CITER - Jorge Botelho Moniz e Margarida Franca. O «call for papers» está aberto até o dia 31 de janeiro de 2019 e encontra-se AQUI...

 

(29.06.2018)
Os nossos melhores votos de um serviço feliz e frutuoso...
A atual diretora do CITER, Prof.ª Luísa Maria Almendra, felicita o Prof. José Tolentino Mendonça, Diretor Fundador do CITER, pela sua nomeação como Arquivista e Bibliotecário da "Santa Igreja Romana", e congratula-se pela sua elevação à "dignidade" de arcebispo. Em nome da atual Direção do CITER e de todos os investigadores que o compõem, desejamos-lhe as maiores felicidades neste serviço à Igreja Universal e à cultura, manifestando o nosso muito querer continuar a contar com a sua participação na vida do CITER nas formas e no envolvimento compatíveis com este seu novo serviço. Que mesmo em Roma, ele se sinta sempre em casa, naquela que se manterá sempre uma das suas queridas moradas: o CITER.

 

(26.06.2018 | Lisboa)
Fausto - Um Símbolo do Homem Moderno?
Em coorganização com o CITER, será apresentada a nova edição dos poemas de Fausto de Fernando Pessoa. No dia 26 de junho, às 18h30, terá lugar, no Auditório do Goethe-Institut, uma conversa sobre esta nova edição, seguida de uma leitura de Fausto português e do alemão. Carlos Pittella, editor dos fragmentos de Fausto de Pessoa e João Barrento, tradutor de "Fausto" de Goethe, falam sobre a atualidade, as semelhanças e diferenças de Fausto em Pessoa e Goethe. A conversa será moderada por Steffen Dix e Jerónimo Pizarro. Em colaboração com o Centro de Estudos de Teatro, a editora Tinta-da-china, o Centro de Investigação em Teologia e Estudos de Religião e com o apoio da Associação São Bartolomeu dos Alemães em Lisboa.

 

(20. e 21.06.2018 | Lisboa)
ReliMM - Edição 2018
Em colaboração com o Centro de Estudos de História Religiosa (UCP), o Centro de Estudos Sociais - Observatório Policredos (UC), o Centro em Rede de Investigação em Antropologia - Núcleo de Antropologia da Religião (CRIA-NAR), o Centro de Estudos Comparatistas (CEC - FLUL) e o Instituto de Sociologia (UP), o CITER está a participar na edição de 2018 do colóquio A Religião nas Múltiplas Modernidades. Reunindo investigadores que estudam a religião e as religiões no contexto das múltiplas modernidades (cronológica e geograficamente), este grupo pretende contribuir para uma aproximação interdisciplinar dos que partilham esta problemática de pesquisa, facilitando a criação de contextos de circulação, troca e cooperação em rede. Destaca-se a participação de Prof. David Voas (University College London) enquanto keynote speaker - "Portuguese religion in European perspective: Evidence from very recent surveys"
Vide aqui PROGRAMA 

 

(17. e 28.05.2018 | Braga)
"Die Atmosphäre ist atemberaubend."
("A atmosfera é de cortar a respiração." Diz um estudante da Hochschule Kaiserslautern)
Sob coordenação do Prof. Joaquim Félix, organizou-se aulas abertas, na Capela Árvore da Vida, durante o mês de maio: no dia 17 de maio, uma turma 23 alunos e 2 professores, da University of Ljubljana Faculty of Architecture (Slovenia); e, no dia 28, um grupo de 9 alunos com a Profª. Brigitte Al Bosta, da Hochschule Kaiserslautern.

 

(24.05.2018 | Lisboa) 
No âmbito de um projeto da linha de investigação "Performatividades e Estéticas do Religioso" do CITER foi publicado, na revista brasileira REVER, um número especial intitulado "Arte é liturgia?". Este número especial foi coordenado por Prof. Alfredo Teixeira. Vide também notícia no "Diário do Minho" 

 

(22.05.2018 | Lisboa) 
O simpósio Centenário de Fátima: momento de leitura plural realiza-se no âmbito de um projeto de investigação que toma por objeto o despiste crítico da bibliografia que se publicará em Portugal em torno do Centenário de Fátima. O projeto de pesquisa abrange livros e números monográficos de revista acerca do fenómeno de Fátima publicados ou reeditados entre 2015 e 2017, um arco temporal que consideramos razoável para o trabalho de observação. A bibliografia em análise inclui todos os géneros literários (tais como livros infantis, romances, testemunhos, bandas desenhadas) e publicações de cariz científico provenientes das várias áreas disciplinares (nomeadamente ciências culturais, politicas, sociais, históricas, estudos de religião, teologia).
vide aqui o PROGRAMA

 

(22.05.2018 | Braga)
Signos e significados de Maria na UCP - Braga
Aula aberta é ministrada por Rodrigo Portella, Professor do programa de Ciência da Religião da Universidade Federal de Juiz de Fora. No próximo dia 22 de Maio, peças 11h40, a Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa promova uma Aula Aberta no âmbito das celebrações marianas deste mês. A iniciativa é denominada "Maria e a arte através dos séculos: signos e significados". O orador é Rodrigo Portella, Professor do programa de Ciência da Religião da Universidade Federal de Juiz de Fora.

 

(06.05.2018 | Lisboa) 
"As mulheres devem estar nos lugares de decisão da Igreja"
- Entrevista de PÚBLICO a Enzo Bianchi que esteve em Lisboa com o filósofo Massimo Cacciari para uma das Lições Italianas organizadas pelo Instituto Italiano de Cultura e o CITER.

 

(22.04.2018 | Lisboa) 
Entrevista com Massimo Cacciari "A política já não sabe indicar um fim"
O filósofo italiano que esteve em Lisboa para uma das Lições Italianas organizadas pelo Instituto Italiano de Cultura e o CITER, fala sobre a questão do nexo entre o político e o teológico, o processo da secularização, as formas do poder político contemporâneo e as configurações da crise próprias do nosso tempo são temas que percorre com maior satisfação.

 

(24. a 28.04.2018 | Braga) 

Semana de Estudos Teológicos com participação de vários investigadores do CITER.


para mais informações sobre o programa vide aqui...  

(26.04.2018 | Lisboa) 
Lançamento do livro «Elogio da Sede» de José Tolentino Mendonça, com apresentação de José Frazão Correia. Trata-se do texto das meditações que acompanharam os Exercícios Espirituais do Papa Francisco durante a Quaresma. Seguir-se-á uma conversa entre José Tolentino Mendonça e Anabela Mota Ribeiro e um momento musical. 


A sessão terá lugar no Auditório Cardeal Medeiros, da UCP, no dia 26 de abril, quinta-feira, às 18h30.  

(23.04.2018 | Lisboa)
Publicado pela Universidade Católica Editora, o livro "RADIX, MATRIX - Community belonging and the ecclesial form of universalistic communitarism" de Teresa Bartolomei será lançado no dia 23 de abril às 18h00. Com a participação de António M. Feijó e Gonçalo Almeida Ribeiro.

Sala de Exposições - Edifício da Biblioteca João Paulo II

 
(11.04.2018 | Lisboa)
Ciclo Lições Italianas sobre Estudos de Religião

«Repensar o humanismo»
Enzo Bianchi e Massimo Cacciari

(Moderação de José Tolentino Mendonça)
Com parceria do Instituto Italiano de Cultura, o CITER prossegue com o ciclo de «lições italianas sobre os Estudos de Religião» com um diálogo entre o teólogo Enzo Bianchi e o filosofo Massimo Cacciari.
18h00 | Auditório Pe. José Bacelar e Oliveira (Edifício Antigo)
língua: italiano e português (com tradução simultânea)
... ver > 

(22.03.2018 | Lisboa)
No âmbito da linha de investigação «Performatividades e Estéticas do Religioso» organiza-se um seminário aberto intitulado «A literatura como campo de observação do religioso» e orientado por Prof. Doutor Alessandro Rocha (PUC - Rio de Janeiro). 

15h00 | Sala dos Descobrimentos Portugueses
Edifício Biblioteca Universitária João Paulo II (Piso 1)

 

(19.03.2018 | Lisboa)
Que lugar pode ser hoje reconhecido à teologia? É a esta questão que se encontra no centro do último livro de Alexandre Palma «PORQUÊ A TEOLOGIA? Na universidade e espaço público», e que será a questão principal de um debate entre o autor e o Prof. Doutor Hugo Chelo (IEP-UCP) e Prof. Doutor Pedro Garcia Marques (FD-UCP).
19.03.2018 | 18h00 | Sala de Exposições (EBJPII) 

 

(01./02.03.2018)
Promovido pelo Museu de Arte Sacra do Funchal, José Tolentino Mendonça (Arte, Mediação e Símbolo: o sentido que vem) e Joaquim Felix (Arte litúrgica com amor: criações das novas capelas de Braga) participam no ciclo "Conferências do Museu"
PROGRAMA

 

(28.02.2018 | Lisboa)
Alexandre Palma, membro do CITER, publicou recentemente um livro novo na Editora da UCP.
Alexandre Palma: "PORQUÊ A TEOLOGIA? Na universidade e espaço público"

 

(27.02.-27.03.2018 | Lisboa)
O Instituto de Estudos de Religião - IER organiza o seminário modular:
«Uma era (pós)secular? Religião e mudança global» (Coord. Alexandre Palma, Alfredo Teixeira)

MAIS INFORMAÇÕES

... ver > 

(25.02.2018 | Lisboa)
Tolentino Mendonça, antigo Diretor do CITER, foi chamado pelo Papa para orientar o seu retiro espiritual.

Vide artigo no OBSERVADOR  

(23.02.2018 | Lisboa)
Teresa Bartolomei e Joaquim Félix, membros do CITER, publicaram recentemente dois livros novos na Editora da UCP.

Teresa Bartolomei: "RADIX, MATRIX - Community belonging and the ecclesial form of universalistic communitarism"
Joaquim Félix: "CAPELAS DE BRAGA - Novas Poéticas da espacialidade ritual"
 

 

(15.02. - 24.05.2018 | Lisboa)
O Centro de Investigação em Teologia e Estudos de Religião - CITER, organiza o XXIII Módulo do Curso de História e Cultura Bíblica, com o tema «A interpretação da Bíblia na Igreja - Da Dei Verbum à Verbum Domini». O curso decorre às quintas-feiras, entre as 18h15 e as 20h00 - de 15 fevereiro a 24 maio - no Auditório Padre José Bacelar e Oliveira (antigo A1; edifício antigo da UCP). Inscrições: 22 janeiro a 1 fevereiro - Secretariado do CITER.

PROGRAMA
BOLETIM DE INSCRIÇÃO
Para mais informações: secretariado.citer@ft.lisboa.ucp.pt
ou Isabel Ferreira Ext. 5115

 

(09.02.2018 | Braga)
O Município de Braga organiza, no dia 9 de Fevereiro, mais uma sessão de história local, desta feita para abordar o rito bracarense, nomeadamente um Pontifical "de luxo" que integra o acervo do Arquivo Distrital de Braga. Com orientação de Joaquim Félix de Carvalho, membro do CITER, realiza-se esta sessão a partir das 21h30 no auditório da Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva. MAIS INFORMAÇÕES

 

(08.02.2018 | Lisboa) 
Lições sobre os Estudos de Religião

Prof.Dr. Karl Baier (University of Vienna - Department of Religious Studies - Faculty of Catholic Theology)
«Religious Studies within theological faculties. Reflections on a multidimensional relationship»

O ciclo «Lições sobre os Estudos de Religião» é um projeto iniciado em 2017 pelo CITER e patrocinado pela Associação São Bartolomeu dos Alemães em Lisboa. Nestas lições procura-se promover a disciplina académica dos Estudos de Religião enquanto Estudos de Cultura, convidando cinco investigadores alemães reconhecidos nesta área que apresentam os seus estudos recorrentes.

(16h30 | Sala Brasil | BUJPII)

... ver > 

(27.01.2018 | Braga)
«Do clique ao toque»

O CITER e o Centro Regional de Braga da Universidade Católica Portuguesa realizam a jornada "Do Clique ao Toque", no Campus Camões. O evento tem como objetivo debater o ensino religioso nas escolas, bem como divulgar práticas de ensino inovadoras e resultados de investigação sobre a utilização do digital em contextos de aprendizagem formal e informal.

11h00 | Auditório Isidro Alves

... ver > 

(19.01.2018 | Braga)
«A cidade e as (t)erras. De Eça a Francisco»
No âmbito do projeto: "Amar e cuidar a terra. Critérios e dinâmicas de ecologia Integral", organiza o IIº Diálogo terra-a-terra, entre Tolentino Mendonça e Isabel Varanda.

11h00 | Auditório Isidro Alves

... ver > 

(03.01.2018 | Braga)
Publicação do livro «Transparências. Jovens e a arte de discernir» sob coordenação de Joaquim Félix de Carvalho

... ver > 

(13.12.2017 | Lisboa)
Prof. Johan Konings dará uma aula aberta sobre o tema «Ser cristão hoje»

15h00 | Sala de Exposições (BUJPII)

 

(12.12.2017 | Braga)
Prof. Johan Konings dará uma aula aberta sobre o tema do seu recente livro «O Evangelho do discípulo amado»

A aula decorrerá, pelas 10h00, no Campus Camões da Universidade Católica Braga e é organizada pelo Centro de Investigação em Teologia e Estudos de Religião (CITER).

 

(27.11.2017 | Braga)
Acaba de sair o livro  «Dizer Deus na Pós-Modernidade» de João Duque em edição espanhola 

«El Dios ocultado: En busca de un diálogo crítico con la sociedad» na editora Sígueme

 

(27.11.2017 | Lisboa)
No âmbito do projeto «Centenário de Fátima: momento hermenêutico plural», o CITER organiza o workshop:
«A instrumentalidade sócio-política de Fátima»


(17h00 | Auditório A1 | UCP Lisboa)

... ver > 

(24.-25.11.2017 | Lisboa)
O CITER está a coorganizar «Movement as Immobility - A Conference on Film and Christianity»
Keynote: José Tolentino Mendonça
vide aqui PROGRAMMA

(FLUL | Anfiteatro III)

 

(10.11.2017 | Lisboa)
O estudo sobre as identidades religiosas em Portugal, coordenação de Alfredo Teixeira, citado num texto do Público «Minorias protestantes em Portugal formam um puzzle em contínuo crescimento»

 

(06.11.2017 | Braga)
A Faculdade de Teologia (Braga) e CITER realizam o seminário aberto:
«Propor a fé numa pluralidade de caminhos»

(14h30 | Campos Camões | UCP Braga)

... ver > 

(02.11.2017)
Em diálogo com o Francesc Torralba, o diretor do CITER, José Tolentino Mendonça, abre um novo ciclo «Diàlegs de Pedralbes» sob o título «Arte e Transcendência»

(19h00 | Reial Monestir de Santa Maria de Pedralbes | Barcelona)

 

(24.10.2017)
O CITER celebrou a colaboração com a Irmandade dos Clérigos

... ver > 

(24.10.2017)
O CITER celebrou a colaboração com a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

... ver > 

(20.10.2017 | Lisboa)
Seminário de Docentes e Investigadores: 
Prof. Doutor Johannes Beutler SJ
«El processo de ‘relectura' en el evangelio de Juan. El caso de Jn6»

(15h00 | Sala de Descobrimentos | UCP Lisboa)

... ver > 

(19.10.2017 | Lisboa)
Painel de discussão:
«
Para quê Religião?»

No âmbito de 500 Anos da Reforma na Europa, e em colaboração com O Goethe-Institut, a Embaixada da Alemanha, a Câmara de Comércio e Indústria Luso-Alemã, a Irmandade de São Bartolomeu dos Alemães em Lisboa, o CITER está a organizar um painel de discussão intitulado "Para quê Religião?" com o sociólogo Bassam Tibi, o teólogo Friedrich Wilhelm Graf e o antropólogo Alfredo Teixeira. A moderação estará a cargo de Steffen Dix. O painel será em alemão e português com tradução simultânea.

(18h30 | Goethe-Institut Lisboa | Campo dos Mártires da Pátria, 37)

... ver > 

(19.10.2017 | Lisboa)
O sociólogo Bassam Tibi ministrará uma palestra subordinada ao tema:
«The politicization of religion of Islam to an Islamism»
(vide aqui entrevista com Bassam Tibi no Diário de Notícias de 20.10.2017)

(11h00 | Sala de Exposições | UCP Lisboa)

... ver > 

(18.10.2017 | Lisboa)
No âmbito do grupo de pesquisa do CITER, Religião, Ecologia e Cidadania (REC), realiza-se o primeiro de um ciclo de "diálogos terra-a-terra"
(17h00 | Sala de Exposições | UCP Lisboa)

... ver > 

(18.10.2017 | Lisboa)
O teólogo alemão Friedrich Wilhelm Graf dará uma palestra subordinada ao tema:
«
Theology and its Relationship with Religious Studies: boundaries, assimilations, incursions»

(15h00 | Sala de Exposições | UCP Lisboa)

... ver > 

(17.10.2017 | Porto)
O sociólogo Bassam Tibi ministrará uma conferência subordinada ao tema:
«The return of the sacred as a de-secularization»

(10h00 | Sala EC105 | Campus Foz | UCP Porto) 

 

(04.10.2017 | Lisboa)
A «agricultura sintrópica» de Ernst Götsch
No âmbito do grupo de pesquisa do CITER, Religião, Ecologia e Cidadania (REC), teremos a oportunidade de escutar o pesquisador suíço, radicado no Brasil, Ernest Götsch

(18h00 | Auditório Cardeal Medeiros | UCP Lisboa)

O pesquisador suíço Ernst Götsch, radicado no Brasil, com a invenção da «agricultura sintrópica», coloca-se na linha da frente da reflexão ecológica contemporânea e muitos apontam-no como um dos grandes visionários do social neste primeiro quartel do século XXI. Ernst Götsch apresentará a sua pesquisa à comunidade científica e grupos sociais. A entrada é livre.

vide aqui o seu video «agricultura sintrópica»

 

(02.10.2017 | Lisboa) 
Lançamento do novo livro de José Tolentino Mendonça, com apresentação de Alfredo Teixeira, Richard Zimler e Maria João Seixas:
«
O Pequeno Caminho das Grandes Perguntas»

(18h30 | Fundação Calouste Gulbenkian)

... ver > 

(29.09.2017)
As Artes contemporâneas no centenário das aparições de Fátima 

Conversa entre José Luís Peixoto, José Tolentino Mendonça e Mário Avelar, moderada pelo sociólogo Alfredo Teixeira.

(21h30 | Casa das Histórias Paula Rego | Cascais)

... ver > 

(26.09.2017)
Participação do Prof. Afredo Teixeira na conferência: «Liberdade religiosa e vivência em sociedade plural»

PROGRAMA

Organização: Comissão da Liberdade Religiosa
Local: Auditório da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa

 

(01.09.2017)
O CITER no Brasil

José Tolentino Mendonça, José Pedro Angélico e Alexandre Palma, investigadores integrados do CITER, visitaram centros de investigação congéneres em várias universidades e faculdades brasileiras (PUC-RJ; FAJE - Belo Horizonte; PUC-Minas; Unicap-Recife) e apresentaram comunicações relacionadas com os seus trabalhos de investigação.

... ver > 

(28.09. - 14.12.2017 | Lisboa) 
Curso de História e Cultura Bíblica | Módulo XXII
A VOZ PROFÉTICA EM TEMPO DE RECONSTRUÇÃO: O PROFETISMO APÓS BABILÓNIA

(Docente: Prof. Doutor João Lourenço)

Programa 

Boletim de Inscrição

... ver > 

(04.07.2017)
Publicação do livro "Fátima, uma aproximação" de João Manuel Duque na versão brasileira

... ver > 

(18. - 22.06.2017 | Bologna)
CITER participa no EUROPEAN ACADEMY OF RELIGION 2017- EX NIHILO: A "Zero Conference" sobre investigações nos campos do religioso

CITER participa no EUROPEAN ACADEMY OF RELIGION 2017- EX NIHILO: A "Zero Conference" sobre investigações nos campos do religioso.

... ver > 

(26.06.2017 | Braga)
Seminário Interdisciplinar de Estudos de Religião 
(UCP Braga)

... ver > 

(06.06.2017)
Acaba de sair o livro Pequena Teologia da Lentidão de José Tolentino Mendonça, em edição espanhola e catalã 

O livro Pequena Teologia da Lentidão representa um excelente contributo para pensar uma nova gramática antropológica, que estabeleça um eixo criativo entre as interrogações perenes e a fenomenologia do quotidiano. O livro acaba sair agora em edição espanhola (Pequeña teología de la lentitud) e catalã (Petita teologia de la lentitud).

... ver > 

(05.06.2017 | Braga)
Publicação  do novo livro de João Manuel Duque, membro de CITER e docente da Universidade Católica Portuguesa - Centro Regional de Braga, convida a fazer uma «peregrinação teológica» a Fátima.

... ver > 

(31.05. - 01.06.2017 | Porto)
A RELIGIÃO NAS MÚLTIPLAS MODERNIDADES

Rede de investigadores
(com participação do CITER) 
3ª EDIÇÃO - Colóquio Anual 2017

... ver > 

(30.05.2017 | Lisboa)
O PADRE NA LITERATURA CONTEMPORÂNEA
Seminário aberto de investigação com participação de Leonor Xavier, João Tordo, Pedro Mexia e José Tolentino Mendonça

(14H30 | Sala de Exposições | UCP Lisboa) 

... ver > 

(25.05.2017 | Lisboa) 
Lições sobre os Estudos de Religião
Prof.Dr. Alexandra Grieser (Trinity College Dublin)

«Aesthetics of Religion: what it is, and what it is good for»

O ciclo "Lições sobre os Estudos de Religião" é um projeto iniciado em 2017 pelo CITER e patrocinado pela Associação São Bartolomeu dos Alemães em Lisboa. Nestas lições procura-se promover a disciplina académica dos Estudos de Religião enquanto Estudos de Cultura, convidando cinco investigadores alemães reconhecidos nesta área que apresentam os seus estudos recorrentes.

(16h30 | Sala de Exposições | UCP Lisboa)

... ver > 

(22. - 24.05.2017 | Braga)
XXIX Jornadas Teológicas: «Deus e a sociedade: do presente para o futuro»

(Auditório Vita | UCP Braga)

... ver > 

(23.05.2017 | Braga)
«Experiência de Deus e Teologia na Era Secular»
Colóquio com a teóloga brasileira Maria Clara Bingemer
 

(17h00 | Campos Camões | UCP Braga)

... ver > 

(23. - 25.05.2017 | Lisboa)
Com a participação de vários investigadores do CITER, a UCP-FT organiza o colóquio:
«O Desejo que nos habita e move: Teologia, Filosofia, Literatura e Psicologia em diálogo»

Vide aqui o programa

 

(09.05.2017)
«Catolicismo em Portugal: Como a religião católica é vivida pelos portugueses?»

A Antena 1 começa uma série de discussões sobre assuntos religiosos, a pretexto da vinda do Papa a Portugal para a comemoração do centenário das aparições em Fátima. Na primeira destas discussões falamos sobre o catolicismo em Portugal. Como a religião católica é vivida pelos portugueses? Como é praticada pela Igreja?
Conversa com Steffen Dix, investigador no CITER-UCP; António Matos Ferreira, historiador e professor na Faculdade de Teologia da Universidade Católica; Helena Vilaça, socióloga especializada em religiões da Universidade do Porto.

Gravação da entrevista aqui

 

(06.05.2017)
«Fátima, um estado da arte»
Texto de José Tolentino Mendonça e Alfredo Teixeira no EXPRESSO

De Saramago a Ratzinger, da visão dos pastorinhos à reserva intelectual do mundo cultural, da arquitectura do Santuário aos itinerários da fé. Ao encontro da modernidade um século depois.

 

(30.04.2017)
«Rileggiamo la Bibbia come una storia dell'amicizia»
Entrevista a José Tolentino Mendonça no CORRIERE DELLA SERA 

O diretor do CITER, José Tolentino Mendonça, foi entrevistado pelo jornal diário italiano CORRIERE DELLA SERA. 

 

(20.03.2017 | Lisboa)
«A Igreja reagiu melhor do que os partidos à 'cultura do indivíduo'»
Entrevista a Alfredo Teixeira no Público

O antropólogo e sociólogo Alfredo Teixeira, coordenador da última grande sondagem sobre identidades religiosas, destaca que a Igreja reagiu melhor do que partidos, sindicatos e outras associações à cultura do indivíduo o que surpreende, porque, como nota o também director do Instituto Universitário de Ciências Religiosas da Universidade Católica, a hiperindividualização é um dos motivos da crise das estruturas tradicionais da Igreja Católica.

 

(25.03.2017 | Firenze)
Colóquio internacional que assinala os 40 anos da morte da Cristina Campo

O Diretor do CITER, Prof. Doutor José Tolentino Mendonça, participará num colóquio internacional que assinala os 40 anos da morte da Cristina Campo.

 

(16.03.2017)
Lições sobre os Estudos de Religião
Prof.Dr. Almut-Barbara Renger (Freie Universität Berlin)
«Narrating Narcissus, reflecting cognition: Illusion, disillusion, 'self-cognition' and 'love as passion' in Ovid and beyond»

O ciclo «Lições sobre os Estudos de Religião» é um projeto iniciado em 2017 pelo CITER e patrocinado pela Associação São Bartolomeu dos Alemães em Lisboa. Nestas lições procura-se promover a disciplina académica dos Estudos de Religião enquanto Estudos de Cultura, convidando cinco investigadores alemães reconhecidos nesta área que apresentam os seus estudos recorrentes.  

(16h30 | Sala de Exposições | UCP Lisboa)

... ver > 

DESTAQUES

FERNANDO PESSOA
e o mistério de Deus e da Vida

Debate | CASA PESSOA
(05.12.2018 | 18h30)

 

A RELIGIÂO EM TEMPOS
DE CRISE INTERNACIONAL

mesa redonda | Goethe-Institut Lisboa
(08.11.2018 | 19h00)

 

Rethinking humanism on the horizon of multicultural and multireligious identities
(05.11.2018 | 18h00 | Sala de Exposições)  

 

Apresentação do novo livro de Joaquim Félix de Carvalho 
«Restauro Filológico. Órgão Manuel de Sá Couto»
(04.10.2018 | Braga)  

 

A RELIGIÃO NAS MÚLTIPLAS MODERNIDADES
(20.| 21.06.2018 | Auditório Afonso de Barros
ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa)  

 

Simpósio
CENTENÁRIO DE FÁTIMA
momento de leitura plural
(22.05.2018 | 09h15 - 18h00)  

 

Lições Italianas sobre Estudos de Religião
Enzo Bianchi e Massimo Cacciari
(11.04.2018 | 18h00)  

 

Seminário aberto
A literatura como campo
de observação do religioso
(22.03.2018 | 15h00)  

 

Lições sobre os Estudos de Religião
Karl Baier
(08.02.2018 | 16h30)  

 

Jornada «Do Clique ao Toque»
27.01.2018 | 09h00 - 18h00
UCP Braga | Campos Camões

 

2º diálogo terra-a-terra
José Tolentino Mendonça e Isabel Varanda
19.01.2018 | 11h00
UCP Braga | Auditório Isidro Alves

 

Fátima no seu centenário: olhares plurais
(17.01.2018 | 10h00)  

 

Seminário aberto Prof. Johan Konings
«Ser cristão hoje»
Lisboa | 13.12.2017

 

O Centenário de Fátima (workshop) 
UCP Lisboa | Auditório A1
27.11.2017 | 17h00 - 19h00

 

Conferência «Film and Christianity»
FLUL | 24. e 25.11.2017

 

Conferência «VISÕES DE DEUS»
UCP Lisboa | Sala de Exposições
06.11.2017 | 18h00

 

seminário aberto
UCP Braga | Campos Camões
06.11.2017 | 14h30

... ver > 

seminário aberto
Prof. Johannes Beutler SJ
20.10.2017 | 15h00
Sala de Descobrimentos

 

Palestra Prof. Friedrich Wilhelm Graf
18.10.2017 | 15h00
Sala de Exposições

... ver > 

1º diálogo terra-a-terra
Cerquerira Gonçalves e Carlos Fiolhais
18.10.2017 | 17h00
Sala de Exposições

... ver > 

Palestra Prof. Bassam Tibi
19.10.2017 | 11h00
Sala de Exposições

... ver > 

Ernest Götsch apresentará
"agricultura sintrópica"
no próximo dia 4 de outubro, pelas 18h00,
no Auditório Cardeal Medeiros.

 

Lições sobre os Estudos de Religião
Alexandra Grieser 
(25.05.2017 | 16h30)  

 

Lições sobre os Estudos de Religião
Almut-Barbara Renger 
(13.03.2017 | 16h30)  

 

Topo
Logotipo Acessibilidades

CITER
Universidade Católica Portuguesa
Palma de Cima, 1649 - 023 LISBOA
Tel.: (+351) 217 214 135
Fax: (+351) 217 265 583
E-mail: secretariado.citer@ft.lisboa.ucp.pt

Universidade Católica Portuguesa > Lisboa > Porto > Braga > Viseu