Portal UCPPortal UCP
Pagina Inicial
 
CITER - Centro de Investigação em Teologia e Estudos de ReligiãoInício | Voltar | Imprimir

Banco de Imagens

20182017

O colóquio «Fausto - Um Símbolo do Homem Moderno?» (26.06.2018)

No Auditório do Goethe-Institut, e em coorganização com o CITER, apresentou-se a nova edição dos poemas de Fausto de Fernando Pessoa. Carlos Pittella, editor dos fragmentos de Fausto de Pessoa e João Barrento, tradutor de "Fausto" de Goethe, falaram sobre a atualidade, as semelhanças e diferenças de Fausto em Pessoa e Goethe. A conversa foi moderada por Steffen Dix e Jerónimo Pizarro. Além de CITER colaboraram neste evento o Centro de Estudos de Teatro, a editora Tinta-da-china e a Associação São Bartolomeu dos Alemães em Lisboa.

[ver galeria]

  Ver galeria



O simpósio «Centenário de Fátima: momento de leitura plural» (22.05.2018)

O simpósio «Centenário de Fátima: momento de leitura plural» realizou-se no âmbito de um projeto de investigação que toma por objeto o despiste crítico da bibliografia que se publicará em Portugal em torno do Centenário de Fátima. O projeto de pesquisa abrange livros e números monográficos de revista acerca do fenómeno de Fátima publicados ou reeditados entre 2015 e 2017, um arco temporal que consideramos razoável para o trabalho de observação. A bibliografia em análise inclui todos os géneros literários (tais como livros infantis, romances, testemunhos, bandas desenhadas) e publicações de cariz científico provenientes das várias áreas disciplinares (nomeadamente ciências culturais, politicas, sociais, históricas, estudos de religião, teologia).

[ver galeria]

  Ver galeria



Lições Italianas «Repensar o humanismo» (17.04.2018)

Com parceria do Instituto Italiano de Cultura, o CITER começou, no dia 17 de abril, com o ciclo de «Lições Italianas sobre os Estudos de Religião» com um diálogo entre o teólogo Enzo Bianchi e o filosofo Massimo Cacciari. As nossas "Lições Italianas sobre Estudos de Religião" reúnem cinco estudiosos para dialogar sobre os Perfis do Humanismo na Sociedade Pós-secular, não propondo respostas ou soluções, mas linhas de reflexão em torno da hipótese que para reavivar hoje um pensamento de perfil humanista seja necessário renunciar a uma visão unitária e unificada, que se proponha a definição do humanismo, para abraçar, ao contrário, uma polifonia de caminhos dentro do humano, que elaboram criticamente diferentes dimensões, determinadas por diferenças de género, de pertença religiosa, de crença e ordem social, alcançando um diálogo de humanismos, que se constroem precisamente no confronto, e que se reconhecem como processos de compreensão e representação e não como condensação de conteúdos.

[ver galeria]

  Ver galeria



     


Topo
Logotipo Acessibilidades

CITER
Universidade Católica Portuguesa
Palma de Cima, 1649 - 023 LISBOA
Tel.: (+351) 217 214 135
Fax: (+351) 217 265 583
E-mail: secretariado.citer@ft.lisboa.ucp.pt

Universidade Católica Portuguesa > Lisboa > Porto > Braga > Viseu
Página Inicial