Newsletter | Nº 58 - novembro 2014 Portal UCPPortal UCP | Sítio do CEHR


ENCONTROS CIENTÍFICOS

Conferência «Reconstituir a biografia de um jesuíta: Eusébio da Veiga, o último professor da Aula da Esfera»
5 de novembro
, 17h30 | UCP-Lisboa, Sala 422 (2º piso do edifício da Biblioteca)
Conferência proferida por António Trigueiros, S.J., organizada pelo Grupo de Trabalho do CEHR "Expansão Religiosa: civilização e culturas".
______________
III Congresso de História da Misericórdia do Porto
13-14 de novembro | Porto, Casa da Prelada
Iniciativa organizada pela SCMP, com o apoio do CEHR.
[+ info]
 

SEMINÁRIOS

Seminário Permanente sobre o Estado e as Igrejas
11 de novembro
, 18h30 | Instituto de Ciências Sociais (ICS), Lisboa
Seminário organizado em parceria com o ICS. Neste ano letivo continuará a ser consagrado ao projeto de investigação "Identidade social, religião e aparelhos de Estado na Grande Lisboa".
______________
Seminário de História Religiosa (CEHR-Porto)
Seminário de História Religiosa (CEHR-Porto) 17 de novembro, 18h | UCP-Porto - Pólo da Foz
Tema: Dinâmicas identitárias e rituais dos protestantes e evangélicos em Portugal: do século XIX à atualidade, por Helena Vilaça (Instituto de Sociologia/FLUP).
[+ info]
______________
Seminário de História Religiosa ModernaSeminário de História Religiosa Moderna20 de novembro, 17h | Sala Timor, 1º piso do ed. Biblioteca, UCP-Lisboa
Tema: O clero regular na época moderna: uma visão religiosa, cultural e política, por Federico Palomo (Universidad Complutense de Madrid). Sessão de Encerramento do ciclo de 2014 deste Seminário.
[+ info]

PUBLICAÇÕES

Publicação de recensões na Lusitania Sacra
A revista Lusitania Sacra publica recensões críticas de livros cujo teor importe direta ou indiretamente à história religiosa de Portugal. A redação da revista aceita propostas de livros a recensear e convida todos os investigadores e outros especialistas interessados em recensear livros disponíveis para o efeito.
Lista de livros disponíveis para recensão na Lusitania Sacra
Orientações para publicação de recensões na Lusitania Sacra
 

ATIVIDADES DOS INVESTIGADORES  DO CEHR

  • 1 de outubro, em Lisboa, Cátia Tuna participou no Seminário Internacional Small Power is a Power? The role and resilience of small and medium powers during the Great War 1914-1918, com uma comunicação intitulada «"Caiu a morte nesta pagodeira": a I Guerra Mundial segundo o Fado».
  • 9 de outubro, em Leiria, Saul António Gomes proferiu uma conferência na Sessão Comemorativa do Centenário de "O Mensageiro".
  • 10 de outubro, no Porto (FLUP), Cátia Sofia Tuna participou na iniciativa A Grande Guerra (1914-1918): problemáticas e representações, com uma comunicação sobre «A petrificação da memória: os casos das estátuas aos mortos da Grande Guerra de Cascais, Loures e Lisboa».
  • 16 de outubro, em Lisboa, Paulo Fontes e Nuno Estevão Ferreira participaram no Seminário As notícias dos "nossos bravos soldados": a participação de Portugal na I Guerra Mundial e o jornalismo (1914-1918), com uma comunicação sobre «O olhar da imprensa católica sobre a guerra».
  • 18 de outubro, no Convento dos Capuchos da Caparica, António Montes Moreira participou na iniciativa Construções do Património, com uma comunicação sobre «A grande família franciscana e o Convento e frades dos Capuchos».
  • 18 de outubro, no Convento dos Capuchos da Caparica, João Luís Fontes participou na iniciativa Construções do Património, com uma comunicação sobre «O Convento dos Capuchos: vida, memória, identidade».
  • 19 de outubro, em Belmonte, Susana Bastos Mateus participou na Ação de Formação Judiarias de Portugal: história e cultura judaica, com uma intervenção sobre «As judiarias medievais».
  • 20 de outubro, em Lisboa (ANTT), Maria Luísa Jacquinet participou no Colóquio Lx conventos - da cidade sacra à cidade laica. A extinção das ordens religiosas e as dinâmicas de transformação urbana na Lisboa do século XIX, com uma comunicação sobre «A importância da documentação do antigo Ministério dos Negócios Eclesiásticos e Justiça para a história da extinção das Ordens Religiosas em Portugal».
  • 21 de outubro, em Lisboa (FCSH-UNL), Maria do Rosário Morujão participou no Colóquio O culto medieval de São Vicente: textos, imagens, problemas, com uma comunicação sobre «A construção de uma identidade: a iconografia nos selos medievais da Sé de Lisboa».
  • 21 de outubro, em Lisboa (FCSH-UNL), Maria de Lurdes Rosa participou no Colóquio O culto medieval de São Vicente: textos, imagens, problemas, com uma comunicação final sobre «Conclusões: novos dados e reflexões sobre o culto de São Vicente no Portugal medieval».
  • 24 e 25 de outubro, no Convento dos Capuchos da Caparica, António Camões Gouveia coorientou Património e educação, ação de formação para professores, no âmbito da iniciativa Construções do Património.
  • 25 de outubro, em Fátima, António Matos Ferreira participou no II Encontro Nacional de Docentes e Investigadores Cristãos no mundo académico: humanismo, laicismo e religião, com uma comunicação sobre «Desenvolvimento humano - sabedoria e tecnocracia».
  • 25 de outubro, em Felgueiras, Maria João Oliveira e Silva participou no Colóquio Felgueiras: 500 anos de Concelho, com uma comunicação sobre «Organização eclesiástica na Terra de Felgueiras».
  • 29 de outubro, na Academia Portuguesa de História, José Pedro Paiva proferiu uma comunicação sobre «Papa João XXI: um português na Cadeira de Pedro».
  • 29 de outubro, em Lisboa, João Alves da Cunha apresentou a sua tese de doutoramento sobre «O MRAR e os anos de ouro da arquitetura religiosa em Portugal no século XX».
  • 31 de outubro, em Lisboa (FCSH-UNL), Hermínia Vasconcelos Vilar participou no Colóquio Internacional A fiscalidade na construção do Portugal medieval: a Coroa, a Igreja e as Cidades, com uma comunicação sobre «A fiscalidade episcopal no centro e sul de Portugal no final da Idade Média: as bases de um quadro comparativo».
  • 31 de outubro, em Lisboa (FCSH-UNL), Mário Farelo participou no Colóquio Internacional A fiscalidade na construção do Portugal medieval: a Coroa, a Igreja e as Cidades, com uma comunicação sobre «A pressão fiscal pontifícia sobre o clero português (1309-1377)».

Provas de doutoramento do Mestre Hugo Filipe Gonçalves das Dores
O membro do CEHR, Hugo Filipe Gonçalves das Dores, irá defender a sua tese de doutoramento sobre o tema «Uma Missão para o Império: política missionária e o “novo imperialismo” (1885-1926)» no dia 24 de novembro, em hora e local a indicar. O seu doutoramento insere-se no Programa de Doutoramento Interuniversitário em História (PIUHist).

 
INICIATIVAS DE OUTRAS INSTITUIÇÕES
 
Lançamento de número Revista «História e Cultura» (Brasil)
Volume 3:2 (2014) com dossiê sobre "Presença jesuítica nas Américas portuguesa e espanhola".
[+ info]
______________
V Jornada de Teologia Prática
14 de novembro
| UCP-Lisboa
Iniciativa organizada pela Faculdade de Teologia (UCP-Lisboa).
[+ info]
______________
Curso Livre de História Parte I «História das ordens e congregações religiosas - cultura, arte, património»
8 de novembro
-13 de dezembro | Associação Portuguesa dos Amigos dos Castelos
[+ info]
______________
Congreso Opus Monasticorum VIII «Universos en orden. Las órdenes religiosas y el patrimonio cultural iberoamericano»
15-17 de dezembro | Facultad de Geografía e História (Universidade de Santiago de Compostela).
[+ info]
 

CALL FOR PAPERS

IV Encontro de Jovens Investigadores de História Moderna
Local e data: Faculdade de Letras (Porto) | 4-6 de junho 2015
Call for papers: até 28 de novembro.
[+ info]
______________
XXI World Congress of the International Association for the History of Religions
Local e data: Erfurt, Alemanha | 23-29 agosto 2015
Call for papers: até 15 de dezembro.
[+ info]
______________
Congresso Internacional sobre judeus e cristãos-novos no mundo lusófono
Local e data: Lisboa | 2-4 de dezembro 2015
Call for papers: até 23 de dezembro.
[+ info]
______________
III Simpósio Internacional de Estudos Inquisitoriais «Novas Fronteiras»
Local e data: Universidade de Alcalá, Alcalá de Henares, Espanha | 10-12 de junho 2015
Iniciativa coorganizada pelo CEHR.
Call for papers: até 31 de dezembro.
[+ info]
______________
I Congresso Lusófono de Ciências das Religiões «Religiões e espiritualidades - culturas e identidades»
Local e data: Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Lisboa | 9-13 de maio 2015
Call for papers com várias datas.
[+ info]
______________
«Cadernos do Arquivo Municipal»
Pedidos de artigos inéditos para o nº 3, sob o tema "Lisboa na encruzilhada de povos e culturas", editado pelo Arquivo Municipal de Lisboa.
Call for papers: até 31 de janeiro 2015.
[+ info]
______________
Congresso de Humanidades Digitais em Portugal
Local e data: Lisboa (FCSH-UNL) | 8-9 outubro 2015
Call for papers: até à 15 de março 2015.
[+ info]
 
BOLSAS
 

Encontra-se aberto concurso para uma bolsa para apoio à investigação no âmbito das populações coloniais portuguesas e políticas régias de população durante os séculos XVIII e XIX. Candidaturas até 4 de novembro.
[+ info]

 

PRÉMIOS
 

Prémio Nacional de Ensaio Histórico António Rosa Mendes
Prémio bienal instituído pela Câmara Municipal de Vila Real de Santo António. Receção de obras concorrentes até 31 de dezembro 2014.
[+ info]

______________
Best First Article Prize in Iberian History 2014
Prémio instituído pela Association for Spanish and Portuguese Historical Studies.
Receção de artigos concorrentes até 31 de dezembro 2014.
[+ info]
 
CANDIDATURAS
 

Assistant Professor Early Modern Iberian Peninsula and its Empires
Posição oferecida pelo Departamento de História da Universidade da Califórnia (Santa Cruz).
Candidaturas rececionadas até 14 de novembro 2014.
[+ info]


Centro de Estudos de História Religiosa
Universidade Católica Portuguesa
Palma de Cima - 1649-023 Lisboa
Tel. 217 214 130
secretariado.cehr@ft.lisboa.ucp.pt
www.cehr.ft.lisboa.ucp.pt

Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT)

◊ Para ver todas as atividades já programadas no ano corrente, visite o nosso calendário.

◊ Para subscrever ou cancelar a subscrição da nossa newsletter mensal, visite o nosso formulário aqui.